Caminhão

Conheça dez curiosidades sobre seu caminhão

audima

Confira algumas curiosidades importantes que você precisa saber sobre seu caminhão

Praticamente todo o processo produtivo existente hoje, em alguma etapa depende do caminhão para que a fabricação seja contemplada. Ele representa aproximadamente 3% da frota total de veículos no país, quase 3 milhões de veículos pesados.

Somente em São Paulo são mais de 1 milhão de caminhões rodando. Eles garantem que roupas, medicamentos, matérias-primas, alimentos entre outros itens, possam ser transportados até o consumidor.

1)   Volume de Carga

O volume de carga transportada pelo país na década de 70 aumentou de 124,5 para 204,8 bilhões de toneladas, demonstrando a capacidade de expansão da frota de caminhões do Brasil.

2)   Frenagem e campos de futebol

Quando for preciso frear o caminhão por completo em uma velocidade média de 80 km/h, o veículo precisa de uma distância equivalente a um campo de futebol completo, em torno de 108 metros.

3)   Potência a cavalo

A potência do caminhão é medida em cavalos. Antigamente eram os cavalos que auxiliavam o transporte de cargas, principalmente nas minas inglesas no século XVIII.

4)   Bicudo

Continua após o anuncio

Gíria utilizada para denominar os pesados que possuem motor na frente da boleia e não dentro dela, como nos cara-chatas.

5)   Os primeiros caminhões não eram rápidos como os de hoje

Os caminhões de antigamente não eram rápidos como os de hoje em dia. O primeiro caminhão foi construído em 1896 e ele vinha com apenas 10 cv e rodava a apenas 12 km/h. Atualmente os modelos utilizados em minerações chegam a potência de 750 cv.

Ele foi construído com quatro rodas de ferro e madeira, uma plataforma e um motor a gasolina. Os fundadores foram os alemães Gottlied Daimler e Wihelm Mayback.

6)   Os mascarados

Para falar de modelos que ainda não foram lançados e para não revelar a concorrência os detalhes do visual do veículo, o nome dado pelos caminhoneiros é mascarado. A camuflagem garante essa façanha.

7)   Os mais rápidos

Existem caminhões que podem chegar a uma velocidade de 240 km/h, mas somente são utilizados em corridas da Fórmula Truck. Seus motores possuem 1000 cv.

8)   Frases de para-choque

A maioria dos caminhoneiros, colocam uma frase no para-choque. Essa mania teve início nos anos 50 e foi inspirada no filateado que se refere a uma técnica de desenhos argentinos que estilizavam carroças. Com o passar do tempo, os desenhos foram sendo acompanhados de frases e por volta dos anos 80, todo caminhoneiro aderiu a essa prática.

9)   Modelos autônomos

Existem caminhões que não precisam de humanos para operação. A empresa Uber em 2016, fez uma primeira entrega com um caminhão autônomo. Foram percorridos 190 quilômetros para a entrega de 2 mil pacotes de cerveja.

10)               Pneu tamanho família

O maior pneu de caminhão existente, possui 4,03 metros de diâmetro e 1,50 de largura e pesa mais de 5 toneladas. As empresas responsáveis por sua produção são a Michelin e a Titan.

Redação – Brasil do Trecho

Esta postagem foi publicada em 3 de dezembro de 2021 07:16

Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Veja qual é o caminhão mais vendido em 2022 que custa quase 1 milhão

O modelo 540 da volvo que custa quase 1 milhão de reais já emplacou mais…

1 hora atrás

Carro fura sinal vermelho e caminhoneiro perde eixo após frear bruscamente

O carro pequeno furou o sinal vermelho e com grande reflexo o motorista da carreta…

1 hora atrás

Caminhoneiro trolado pelo GPS mostra que é bom de braço com carreta bi articulada

Caminhoneiro realiza manobra inacreditável com carreta bi articulada após ser trolado pelo GPS.

2 horas atrás

Sem sinalização caminhoneiro erra desvio e acaba caindo em vala na BR-226

Caminhoneiro caiu em uma vala após acessar um desvio por falta de sinalização na BR-226.

2 horas atrás

Carreta invade loja de freios e gera grande dúvida na internet

O caso gerou grande suspenso na internet do que realmente teria acontecido para motivar o…

18 horas atrás

Caminhoneiro é expulso de caminhão com ajuda de polícias.

O caminhoneiro foi retirado do caminhão em que trabalhava com a policia acompanhando a situação.

24 horas atrás