Conheça dez curiosidades sobre seu caminhão

Conheça dez curiosidades sobre seu caminhão
Foto: Reprodução / Internet

Confira algumas curiosidades importantes que você precisa saber sobre seu caminhão

Praticamente todo o processo produtivo existente hoje, em alguma etapa depende do caminhão para que a fabricação seja contemplada. Ele representa aproximadamente 3% da frota total de veículos no país, quase 3 milhões de veículos pesados.

Somente em São Paulo são mais de 1 milhão de caminhões rodando. Eles garantem que roupas, medicamentos, matérias-primas, alimentos entre outros itens, possam ser transportados até o consumidor.

1)   Volume de Carga

O volume de carga transportada pelo país na década de 70 aumentou de 124,5 para 204,8 bilhões de toneladas, demonstrando a capacidade de expansão da frota de caminhões do Brasil.

2)   Frenagem e campos de futebol

Quando for preciso frear o caminhão por completo em uma velocidade média de 80 km/h, o veículo precisa de uma distância equivalente a um campo de futebol completo, em torno de 108 metros.

3)   Potência a cavalo

A potência do caminhão é medida em cavalos. Antigamente eram os cavalos que auxiliavam o transporte de cargas, principalmente nas minas inglesas no século XVIII.

4)   Bicudo

Gíria utilizada para denominar os pesados que possuem motor na frente da boleia e não dentro dela, como nos cara-chatas.

5)   Os primeiros caminhões não eram rápidos como os de hoje

Os caminhões de antigamente não eram rápidos como os de hoje em dia. O primeiro caminhão foi construído em 1896 e ele vinha com apenas 10 cv e rodava a apenas 12 km/h. Atualmente os modelos utilizados em minerações chegam a potência de 750 cv.

Ele foi construído com quatro rodas de ferro e madeira, uma plataforma e um motor a gasolina. Os fundadores foram os alemães Gottlied Daimler e Wihelm Mayback.

6)   Os mascarados

Para falar de modelos que ainda não foram lançados e para não revelar a concorrência os detalhes do visual do veículo, o nome dado pelos caminhoneiros é mascarado. A camuflagem garante essa façanha.

7)   Os mais rápidos

Existem caminhões que podem chegar a uma velocidade de 240 km/h, mas somente são utilizados em corridas da Fórmula Truck. Seus motores possuem 1000 cv.

8)   Frases de para-choque

A maioria dos caminhoneiros, colocam uma frase no para-choque. Essa mania teve início nos anos 50 e foi inspirada no filateado que se refere a uma técnica de desenhos argentinos que estilizavam carroças. Com o passar do tempo, os desenhos foram sendo acompanhados de frases e por volta dos anos 80, todo caminhoneiro aderiu a essa prática.

9)   Modelos autônomos

Existem caminhões que não precisam de humanos para operação. A empresa Uber em 2016, fez uma primeira entrega com um caminhão autônomo. Foram percorridos 190 quilômetros para a entrega de 2 mil pacotes de cerveja.

10)               Pneu tamanho família

O maior pneu de caminhão existente, possui 4,03 metros de diâmetro e 1,50 de largura e pesa mais de 5 toneladas. As empresas responsáveis por sua produção são a Michelin e a Titan.

Redação – Brasil do Trecho