Como me tornar um caminhoneiro profissional se não tenho experiência?

Como se tornar um caminhoneiro profissional se não tenho experiência
Foto: Reprodução / Internet

Para conseguir uma vaga quase todas transportadoras pedem experiência comprovada

Ser caminhoneiro é um sonho de berço de muitas pessoas. Dirigir aquelas carretas gigantes articuladas por estrada afora enche os olhos de qualquer um, mas o que é preciso para que esse sonho seja realizado?

Se você não tem o seu próprio caminhão, outra forma de conseguir a realização de ser um condutor de carreta será sendo contratado por uma empresa. Como fazer isso se não tenho experiência?

 Vamos te ensinar como ter esse sonho realizado com o passo a passo até chegar o tão sonhado contrato de caminhoneiro.

▪︎ CNH

A princípio você deve tirar a sua CNH na categoria correta para dirigir caminhões. A partir dos 18 anos de idade você já pode tirar a categoria B e consegue dirigir veículos de porte pequeno. A partir de um ano com a habilitação poderá seguir para categoria C que permite a direção de veículos com mais de 3,5 toneladas.

Após um ano dessa mudança de categoria você poderá partir para D onde já poderá transportar cargas perigosas, e por fim um ano após ter tirado essa categoria, poderá ter a sonhada ‘E’ que possibilita a condução de veículos articulados.

Com certeza essa categoria ajudará você bastante a conseguir uma vaga de emprego.

▪︎ Cursos

Se especializar pode ser um grande diferencial para que as empresas realmente não notem a sua falta de experiência em carteira. 

Entre eles estão:

  • Transporte de cargas indivisíveis: Curso específico para a carga que não pode se dividir, consequentemente uma carga mais pesada e de grande dimensão. 
  •  MOOP: (Movimentação operacional de produtos perigosos) Específico para o transporte de produtos perigosos, como combustíveis e tóxicos.

▪︎ Marketing pessoal

Faça um currículo bem feito e mostre a sua vontade pela área mesmo sendo o primeiro emprego. Certos detalhes fazem a diferença, insira em suas redes sociais sua paixão pelo pelos caminhões e relate isso em uma entrevista. Venda sua imagem mostrando que aquilo será mais que emprego, será a realização de um verdadeiro sonho.

Redação – Brasil do Trecho