Como foi a passagem da empresa Sinotruk no Brasil

Foto: Sinotruk – Divulgação

Veja a curta trajetória da montadora chinesa no Brasil.

Vídeo mostra as atividades da fabricante chinesa Sinotruk no Brasil

A popular montadora de caminhões pesados chineses, que pertence ao grupo CNHTC, que possui sede em Shandong e foi denominada na China como Jinan Automobile Works, foi fundada em 1935, para o desenvolvimento da indústria bélica e de veículos também.

Apesar dela ter sido instituída em 1935, a história da Sinotruk com o Brasil só começou em 2009, quando empresários da região sul iniciaram as negociações da vinda de caminhões da marca.

Em 2010, no mês de abril, os primeiros modelos da marca chegaram ao país, oriundos de importação pela Elecsonic, em relação ao programa do governo federal da época, que incentivava a inovação tecnológica e adensamento da cadeia produtiva de veículos automotores (Inovar-Auto).

O governo catarinense e a montadora chinesa Sinotruk, assinavam um protocolo de intenções para construção de uma fábrica da montadora em Lages/SC, próximo a BR-282, através de incentivos fiscais permitidos pelo governo federal.

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Foto: Sinotruk

A Sinotruk apresentava sua segunda linha de caminhões no Brasil

A estratégia dos governos federal e estadual permitia que a Sinotruk ganhasse espaço no mercado brasileiro. Confiante o potencial do mercado brasileiro, pouco tempo depois a Sinotruk já apresentava sua nova linha de caminhões extrapesados Howo A7, que estariam nas 35 revendas da marca chinesa a partir de 1º de setembro de 2012, nas versões 4×2, 6×2 e 6×4. Os veículos teriam opções, que já vendiam no país, sendo os Howo 6×2 e 6×4, agora como opções de entrada.

Plano de expansão da Sinotruk no Brasil

Na época (estamos tratando do ano de 2012 em diante), o diretor geral da Sinotruk no Brasil, Joel Anderson, comentava que o foco da marca era sua consolidação no país e o desenvolvimento da rede. 

O plano de expansão incluiria também a abertura de mais 27 pontos de venda até 2014. As atuais 35 concessionárias estariam presentes em 17 estados brasileiros, o que segundo a empresa cobriria 85% das principais rotas rodoviárias do Brasil.

A continuidade da montadora chinesa no Brasil não vingou

Apesar da vontade da montadora chinesa em dar continuidade ao projeto de construção de sua fábrica em Lajes/ SC, a elevação do imposto sobre produto industrializado complicou a vida da empresa e inviabilizou o negócio.

Seus produtos eram oriundos da China, o que trouxe problemas para a marca e seus concessionários. Logo, a ideia de abrir uma fábrica em Lages/SC não saiu do papel e as vendas não alavancaram o suficiente tendo como vilão o imposto sobre produto importado, que atrapalhou todo o empreendimento.

Com isso, a Sinotruk que pretendia ter sua fábrica no Brasil até 2017, resolveu abrir sua fábrica no Paraguai e sumiu lentamente de nosso país.

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Redação – Brasil do Trecho