Como evitar gastos desnecessários para os caminhoneiros?

Caminhoneiro dirigindo seu caminhão Foto: arquivo da internet

Veja algumas dicas de economias para caminhoneiros, avaliando alguns processos que poderiam ser corrigidos ou eliminados de sua rotina.

O quê pode ser feito para diminuir os gastos dos caminhoneiros?

Todo trabalhador busca reduzir seus gastos e aumentar sua lucratividade e ainda poupar para momentos difíceis de baixas demandas.

O controle dos gastos é uma boa forma de conquistar isso, revendo em detalhes cada situação, buscando otimizar seus ganhos de forma contínua.

Vejam o que pode ser feito nesses casos, de acordo com as rotinas dos caminhoneiros, baseados em sua própria experiência de estrada e ao final uma indicação de controle.

  1. Manutenção

Um dos principais itens de controle, responsável por consumir boa parte do custo dos caminhoneiros. Existem cooperativas que com sucesso, vêm praticando uma reserva mensal sobre os vencimentos de cada cooperado, sendo usado para cada um, programando as manutenções preventivas e agindo nas corretivas também, quando necessário.

Isso vem dando certo e esse mesmo conceito deve ser aplicado para os caminhoneiros autônomos, ou seja, reserve em cada ganho, um percentual para poupança e execução futura de manutenções, programando-as de acordo com o que foi acumulado durante alguns anos.

É claro que tudo dependerá das condições de seu veículo, uso contínuo, quilometragem etc, devendo aumentar ou diminuir o percentual para essa finalidade. Pense que isso dará uma boa margem de segurança, quando necessário, garantindo a reposição de peças se preciso.

Outra dica é a utilização de peças originais, pois estas se desgastam menos e duram bem mais. Haja como uma empresa efetue cotações buscando o melhor custo benefício.

Note que nem sempre o menor custo é o menos custoso, pois no futuro esse lucro inicial, poderá se tornar em um gasto maior. Analise o processo de compra como um todo, o preço cheio, incluindo impostos e gastos de envios, se houver.

Analise as formas de pagamento e efetue o desembolso de acordo com suas possibilidades atuais e futuras. Se possível, monte um controle de tudo o que se gastou, incluindo as manutenções. Esse histórico será aprimorado com o tempo e evitarão uma série de contratempos e surpresas.

Nunca deixe de fazer as manutenções programadas de acordo com a quilometragem percorrida e o desgaste natural das peças. Além de reduzir os gastos no consumo de combustível, entre outros. A segurança também é um fator primordial e caminha junto com a prevenção e manutenção do seu caminhão.

  1. Planejamento das viagens

Seja a passeio ou a trabalho, o planejamento da viagem é outro fator muito importante. Nele o caminhoneiro deve escolher os locais de suas paradas, sejam elas provisórias ou pernoitadas.

Isso evita tornar a viagem mais longa do que ela seria e também é uma forma de reduzir os custos. Isso não deve ser considerado como perda de tempo, pelo contrário, você ganhará muito com isso e seu tempo será otimizado.

Também poderia prever o que fazer no retorno de sua viagem, aproveitando o tempo para novos serviços ou até mesmo para efetuar uma visita ou alguma outra atividade importante para o lugar em que está se dirigindo, como participação em feiras, encontros etc.

Evite passar por locais desertos e mal conservados, locais com muito trânsito de pedestres, trechos sem acostamento ou situações que obriguem andar em velocidade reduzida continuamente, aumentando o gasto com combustível desnecessariamente.

Estudar suas rotas antecipadamente ajuda a prevenir possíveis problemas, diminuindo o tempo da conclusão do frete, evitando riscos e desgastes maiores de componentes do caminhão.

  1. Busque hábitos que ajudam a aumentar a durabilidade das peças

Um proprietário que não tem cuidados com seu caminhão, gasta muito mais em peças, reparos, guinchos, colisões e até indenizações a terceiros.

Alguns caminhões possuem dispositivos que ajudam a economizar, como controle de aceleração, calibração adequada dos pneus, verificação do nível do óleo, água do radiador, o aditivo, verifique o estado dos freios e dos pneus, entre outros. Mantenha seu caminhão limpo, inclusive nas partes inferiores.

  1. O que fazer para economizar combustível?

Considerado um dos maiores custos para os caminhoneiros, o que vêm travando batalhas constantes com o governo e a Petrobras.

Dirija de forma consciente, busque acelerações adequadas, evitando a injeção desnecessária de combustível com acelerações constantes e paradas bruscas, aproveite melhor a energia do seu veículo. 

Utilize o ar-condicionado apenas se necessário, pois o funcionamento dele consome mais energia, pois isso faz com que a injeção eletrônica aumente o giro do motor e o bombeamento do combustível para compensar a perda de energia.

Ao invés de abusar do ar-condicionado, utilize o sistema de ventilação da cabine e abra as janelas.

Efetue as calibrações corretas dos pneus, efetuando sempre alinhamentos e balanceamento o que poderia aumentar o consumo de combustível em até 20%.

  1. Planejamento financeiro

Como falamos nos itens anteriores, o planejamento financeiro garantirá manutenções, revisões, reposições de peças, aumentará a segurança e controle dos valores à serem cobrados e recebidos, pagamentos de taxas, Ipva, licenciamento e seguro.

Monte seus custos fixos e variáveis, faça a gestão de seu caminhão como a gestão de uma empresa. Busque sempre o melhor custo x benefício. Monte controles que garantam o acompanhamento mensal e faça os ajustes de um ano para o outro.

Como exemplo de busca grátis, consulte o site “frete com lucro” no endereço eletrônico abaixo:

https://fretecomlucro.com.br/acerto-de-motorista/

É disponibilizado um controle gratuito para ser baixado para quem deseja melhorar o acompanhamento de seus gastos e efetuando um pequeno cadastro. Não que seja um controle definitivo, mas é um começo para quem deseja iniciar o planejamento de seus gastos, objetivando ter um lucro maior.

Guarde uma pequena porcentagem de seus lucros para uma poupança de reserva, utilizando-a quando os gastos superarem seu planejamento, corrigindo-o sempre que possível!

Quem não mede, não gerencia. Logo, para ser um caminhoneiro de sucesso, você deve medir seus gastos e gerenciar seus lucros!

Redação – Brasil do Trecho