Caminhoneiro sofre infarto e morre em frente ao seu caminhão

Foto: Reprodução da Internet

Casos de enfarte entre outros problemas de saúde, tendem a aumentar o número de vítimas fatais entre os caminhoneiros.

Desde 2019 uma pesquisa já revelava aumento dos números de casos relacionados a saúde dos caminhoneiros

Uma pesquisa efetuada por uma concessionária revelava há mais de dois anos atrás aumento do número de doenças relacionadas aos motoristas de caminhão.

De 800 entrevistados, mais da metade tinham diabetes e mais de 1/3 eram obesos. Casos como esses tendem a aumentar, face ao número de atividades que os caminhoneiros enfrentam para sustentar suas famílias, especialmente agora, pós-pandemia, em que a economia volta a crescer.

Para evitar que isso ocorra com maior frequência, seguem algumas dicas, pensando em propagar mais saúde à categoria que já é tão afetada por outros problemas, como o aumento dos combustíveis, luta por melhores benefícios e maior reconhecimento dos governos atendendo suas reivindicações.

YouTube video
Caminhoneiro sofre infarto e cai na frente do caminhão

Dicas de saúde para caminhoneiros

Alimentação saudável – Procure manter uma alimentação mais saudável, evitando comidas gordurosas, frituras e doces em demasia. Como já dizia o ditado “peixe morre pela boca”. Insira em seu cardápio, mais legumes, verduras e frutas.

Mantenha atividades físicas – Praticar atividades físicas com regularidade e fundamental para uma boa saúde. Durante as paradas, faça atividades, como caminhar, correr, flexões, abdominais e tudo aquilo que você puder fazer para melhorar a oxigenação do seu corpo, músculos e mente também. Não se esqueça de alongar e aquecer o corpo, antes e depois, do início dos exercícios.

Mantenha uma postura adequada ao dirigir – É fundamental para a coluna, pernas e demais partes do corpo. Com o tempo será fácil notar a diferença.

Tente manter-se calmo e evite o stress – Busque a sua paz interior, coloque uma boa música para ouvir, seja gentil ao dirigir, evite ficar estressado com o trânsito, ligue o ar-condicionado, utilize o conforto de seu veículo à sua disposição. Domine seu trabalho com disciplina e não o contrário.

Proteja a sua pele dos raios do sol – Utilize filtro solar durante as viagens, o envelhecimento precoce da pele, pode intensificar doenças. Evite ter muita exposição ao sol.

Durma o suficiente – Durma o suficiente para pegar a estrada com segurança e evite dirigir com sono, pois essas são uma das principais causas de acidentes nas estradas.

Seu corpo é seu templo, cuide bem dele e ele responderá com uma ótima saúde física e mental também. Perceba os sinais que ele te dá e nunca deixe de ir ao médico para fazer exames de rotina, check-ups, exames de sangue etc.

Não é somente seu veículo que precisa de manutenções e cuidados. Você também deve se programar para consultas médicas periódicas. Planeje a sua saúde! 

Redação – Brasil do Trecho