Audiência pode alterar obrigatoriedade sob exame toxicológico

Audiência pode alterar obrigatoriedade sob exame toxicológico
Foto: Leandro Couri/EM/DA Press

O novo regulamento pode trazer um impacto sob cerca de 10 milhões de motoristas

Uma audiência pública foi promovida na última quarta-feira – 1º de dezembro – visando debater as formas de divulgação para a obrigação do exame toxicológico dos condutores das categorias C, D e E.

A audiência foi presidida pela comissão de Viação e Transportes onde alegou ser preciso que haja uma divulgação ampla e certeira sobre a vigência do exame.

Ao todo cerca de 10 milhões de condutores no Brasil se enquadram nas categorias onde o exame toxicológico é obrigatório. A deputada Christiane Yared(PL-PR) garante que não há conscientização sobre essa postura no trânsito.

“Quando você se torna um motorista, sendo profissional ou não, você sabe que tem regras, tem leis e que você tem que estar informado. Aqui, nós como deputados federais, sabemos do trâmite dentro da Casa, das nossas obrigações, do que nós temos que ter conhecimento. Se nós formos ao conselho de ética, nós seremos penalizados. Então, é uma coisa óbvia. O que nós temos que mudar é o comportamento das pessoas no trânsito”, pontua Yared.

A deputada ainda acredita não ser justo dividir as rodovias e o trânsito com pessoas drogadas e embriagadas que se colocam em risco e a vida dos outros, além de pontuar que a lei está aí para ser cumprida.

Como afirmou o deputado Abou Anni (PSl-SP), muitas coisas a respeito do toxicológico não estão claras para o motorista, como isso se faz necessário campanhas educativas alertando os profissionais nessa área.

Vale ressaltar que é obrigatoriedade da Lei Nº 13.103/15 passou a vigorar no ano de 2016 com a exigência do exame toxicológico para renovação e adesão da CNH, além de uma curiosidade para realização do exame

Redação – Brasil do Trecho