Agronegócio do Brasil bate recorde de exportação em outubro

Foto: Divulgação

Exportações do Agro atingiram US$ 8,84 bilhões em outubro. 

Vendas externas sobem 10% ante o resultado do mesmo mês do ano anterior

As exportações atingiram a marca recorde em outubro de US$ 8,84 bilhões, com alta de 10% e se refere também ao reflexo dos preços internacionais mais altos e em relação a diferença de câmbio, conforma aponta o Ministério da Agricultura.

Com os embargos da China em relação a carne bovina brasileira, as exportações caíram 43% em outubro e o valor do boi é o menor no ano. 

Apesar disso, nos supermercados o preço da carne está nas alturas, mas no campo, os valores recuaram alguns reais. Isso ocorre porque as vendas do Brasil para a China foram suspensas, após dois casos atípicos de vaca louca serem notificados em Minas Gerais e Mato Grosso.

As ocorrências não representam risco para a cadeia de produção bovina brasileira, apesar da China manter o veto já há mais de 70 dias, afirmou a OIE – Organização Mundial de Saúde Animal.

O país asiático representa um peso importante no agronegócio brasileiro, pois importa quase a metade das cerca de 2 milhões toneladas de carne que o Brasil envia para outros países.

Então porque o preço da carne não cai?

Ainda não se sabe ao certo se a queda no preço da carne bovina chegará ou não aos supermercados até o fim desse ano.

O preço no atacado já caiu porque parte do que seria embarcada para a China foi despachada para o mercado interno, afirma o analista da Safras & Mercado, Fernando Henrique Iglesias, que acompanha o setor no estado de São Paulo.

Parte da carne já entrou no nosso mercado, mas isso se refletiu apenas no atacado. 

Ele complementa que a maioria da carne bovina ainda está parada em câmaras frias nos frigoríficos e em contêineres em portos, sem previsão de destino.

China é considerada e se mantém como a principal compradora dos produtos do agronegócio brasileiro, com 2,25 bilhões de dólares.

Redação – Brasil do Trecho