Termina a greve dos caminhoneiros no Porto de Santos

foto: Vanessa Rodrigues/AT

A paralisação durou uma semana e teve pouca adesão nacional.

Porto de Santos está sem nenhum sinal de greve

Nesta segunda (8) os caminhoneiros que atuam no Porto de Santos decidiram interromper a greve, tendo durado ao todo, uma semana de paralisação.

Na tarde desta segunda, em uma assembleia do Sintraport – Sindicato dos Operários Portuários de Santos, definiu-se sobre o fim da greve. A empresa que administra o Porto a SPA – Santos Port Authority afirmou que em todos os dias de paralisação, o tráfego no porto fluiu normalmente e não teve concentrações de caminhões parados.

O objetivo principal da categoria dos caminhoneiros autônomos é se opor à política de preços praticada pela Petrobras, que reflete em aumentos sucessivos no preço do diesel. Apesar disso, o movimento teve baixa adesão nacional.

Estima-se que os caminhoneiros autônomos representam cerca de 30% do número total. Com a mobilização, eles pretendiam impedir que as cargas chegassem ao local e ao seu destino final, forçando negociações com o governo. 

Apesar disso, uma ação combinada foi acionada para garantir a fluidez do transporte de cargas, onde participaram a administradora do Porto de Santos a Port Authority, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Portuária, que permaneciam sob a coordenação da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e vias Navegáveis também. Isso enfraqueceu a greve e as interrupções não progrediram, pois não permitiram bloqueios, nem nos redores dos acessos ao Porto.

Redação – Brasil do Trecho