Sinotruk Chinês é o modelo a gás mais potente do mundo e com consumo 7% menor que um modelo convencional

Foto: Sinotruk

A fabricante chinesa de caminhões Sinotruk, tem sede em Jinan, na província de Shandong e inovou em julho desse ano ao lançar o modelo a gás mais potente que o modelo anterior.

Lançamento de nova versão

A empresa Sinotruk anunciou em julho desse ano o lançamento de uma nova versão do modelo Huanghe X7. Esse foi o primeiro caminhão do mundo a atender a diretriz 96/53/EC da União Europeia, que permite o uso de cabines maiores, mais seguras e aerodinâmicas.

O novo design do modelo tem uma dianteira mais acentuada e bicuda, com as colunas do para-brisa com inclinação de 30 graus. Essa inclinação representa mais que o dobro da inclinação de um modelo convencional. Apesar disso, o peso extra da nova dianteira chega aos 200 kg, que é compensado pelo consumo de combustível, até 7% menor que um modelo cara-chata convencional.

Com motores diesel, o veículo têm potências entre 430 e 600 cavalos, atendendo ao padrão chinês de emissões, semelhante ao modelo de caminhão Euro 6.

Os caminhões contam com motores WP15NG500E61 e WP15NG530E61, de 15 litros de cilindrada e potências de 500 e 530 cv, respectivamente.

Os motores a gás que existiam anteriormente na China, tinham potências na faixa dos 480 cv. Nesse caso, pode-se utilizar um tanque de gás comprimido ou liquefeito, instalados na lateral do chassi ou na parte traseira da cabine.

Os tanques de gás liquefeito ao serem instalados atrás da cabine, permitem uma autonomia superior aos 1.000 quilômetros, algo interessante para um país grande como a China. O Brasil também possui dimensões continentais e isso poderia ser um atrativo para o retorno da marca e ingresso desse novo modelo no país que chegou a ter 32 concessionárias em 2012. A demora na isenção do IPI que majorava em 30 pontos percentuais os veículos importados da China desestimulou a continuidade da empresa no Brasil, que pretendia construir uma fábrica em Lajes – SC.

Atualmente a Sinotruck investe no Paraguai, onde já participa de seu mercado com sucesso há alguns anos.

Redação – Brasil do Trecho