Saiba se as ferrovias podem tomar o transporte de carga dos caminhões

Saiba se as ferrovias podem tomar o transporte de carga dos caminhões
Foto: Reprodução / Internet

Ferrovias vs Estradas entenda as funções de cada no Brasil

Hoje em dia o transporte rodoviário é considerado o mais usado para distribuição de cargas em todo o país.

Muito se especula sobre a relação com o transporte ferroviário, que não foi tão priorizado quando o rodoviário no Brasil onde o trem fica como auxiliar de caminhões e carretas.

Um dos motivos bem claros que transformam as rodovias em um dos modais mais importantes é a logística de abastecimento a todas as cidades.

Apesar de 87% das rodovias serem sem pavimento, as linhas de trens contam com apenas 29 mil quilômetros de estradas de ferro em condições precárias e sem atualização.

Se os caminhoneiros fizessem uma greve com o número de trens que existem hoje em dia no Brasil, o impacto seria pequeno e não assustaria população e governo.

Para fazer a transferência de vários produtos como cebola, batata, tomate, frango, carne de fazendas e até carros de fábricas, é necessário o uso de caminhões, único transporte capaz de fazer o trajeto.

Os trens também se destacam no transporte de commodities, onde a grande mineradora Vale utiliza bastante as ferrovias existentes no país, enfatizando na região sudeste. 

O modal rodoviário e ferroviário se completam. O ferroviário chega mais rápido e onde ele não pode ir o caminhão está lá esperando para completar o trajeto.

Redação – Brasil do Trecho