Saiba quem foi a primeira mulher caminhoneira do Brasil

Saiba quem foi a primeira mulher caminhoneira do Brasil
Foto: Reprodução / Arquivo pessoal

Caminhoneira Neiva Zelaya sempre foi bastante empreendedora

Em uma profissão onde a dominação é praticamente 100% masculina, algumas mulheres se destacam no ramo mostrando que esse paradigma já ficou para trás.

Para quem pensa que mulheres comandando o volante nas estradas é algo muito recente, está enganado. Tudo isso começou com um nome: Neiva Chaves Zelaya.

Conhecida como a primeira caminhoneira do país, Neiva Chaves nasceu no estado de Sergipe no ano de 1925 e começou a fazer fretes por todo o Brasil após ficar viúva e montar uma loja de artigos fotográficos.

Sua história no universo das estradas começou no estado de Goiás e seguiu até a capital federal que estava em construção.

 Em Brasília usou sua experiência com as quatro rodas e trabalhou como motorista profissional prestando serviços a empreiteiras, onde ganhou o título de primeira caminhoneira do país.

Durante a construção de Brasília, Zelaya trabalhou duro dirigindo de 12h a 14 horas por dia na futura capital federal.

 Após a inauguração da cidade ela descobriu ter um dom e seguiu outro caminho: O da Mediunidade.

Neiva fundou a comunidade religiosa intitulada Vale do Amanhecer em Planaltina(Cerca de 58 Km de Brasília), Distrito Federal, que existe até os dias de hoje.

A primeira caminhoneira do país morreu aos 60 anos por problemas respiratórios em 1985. O seu legado continua no meio religioso e como a pioneira das mulheres nas estradas do Brasil.

Redação – Brasil do Trecho