Porque o etanol aumenta tanto se ele é fabricado no Brasil e não têm a influência que tem o barril de petróleo?

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Como explicar o motivo do etanol aumentar?

A explicação pode ser mais de um fator!

Segundo Antonio Rodrigues, diretor técnico da Unica – União da Indústria de Cana-de-açúcar, o setor acumulou prejuízos naquele período inicial da pandemia do Covid 19, vendendo abaixo do preço de custo. 

A partir de abril do ano anterior, com a gasolina em alta, o setor de etanol também aumentou os preços e recuperou os prejuízos. Alega Rodrigues, que hoje não podemos reclamar, porque estamos vendendo com margem positiva, tanto o açúcar quanto o etanol.

Então se o etanol é nacional e sem petróleo, porquê subiu junto com a gasolina?

Quem tem moto ou carro flex é porque deseja sempre economizar na hora de escolher o combustível. Como o preço da gasolina disparou nos últimos meses por causa da política internacional do preço do barril de petróleo e da valorização do dólar, a expectativa seria que o etanol hidratado se tornasse uma opção mais vantajosa, mas isso não ocorreu. 

O etanol só rende 30 por cento menos que a gasolina, só valerá a pena do ponto de vista econômico, se o litro custar até 70 por cento do valor da gasolina, em média, pois também depende da variação de acordo com o motor. 

Não são todos os estados que o consumo do etanol compensa. Hoje em dia, o etanol vale a pena nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, mas o ganho é bem pequeno, no máximo R$ 0,03 por km. 

Apesar de ser produzido no Brasil e com produtos nacionais, em especial a cana-de-açúcar, o etanol tem influência direta da cotação do dólar. 

Cotação do açúcar 

A cana-de-açúcar é a principal matéria-prima no Brasil para a produção de etanol e de açúcar. Conforme informa a Única, 85% da cana é processada em indústrias mistas, que podem produzir os dois. Mais uma vez, o valor no mercado internacional dos insumos teve interferência no preço. 

Na Bolsa de Nova York e na de Londres, principais pontos de negociação do mundo, nos últimos 12 meses, o açúcar subiu cerca de 14% e 18% respectivamente. Por esse motivo é que as usinas brasileiras decidiram pela produção do alimento, em alta, e reduziram a produção do combustível, desvalorizado. 

O açúcar brasileiro se tornou mais competitivo no mercado internacional, face a depreciação do real mediante ao dólar, onde disputa espaço principalmente com a Índia e a Tailândia. 

Problemas de entressafras nos três primeiros meses do ano, também fazem com que o preço do combustível etanol aumente.

Milas Evangelista, consultor da FGV Energia, informa que a pandemia trouxe também uma procura maior por etanol como produto sanitário, como o álcool em gel. A Unica estima que o consumo desses produtos cresceu 65,7% no primeiro semestre de 2020.

O preço depende principalmente da relação oferta e procura. O consumidor também é um regulador do mercado. Ele é quem faz a avaliação do momento em que vale a pena usar o etanol ou a gasolina.

Redação – Brasil do Trecho