O caminhão elétrico da Scania de 40 toneladas está previsto para 2023

Foto: Scania divulgação

Existem planos da Scania de vender caminhões elétricos no Brasil, mas falta infraestrutura.

Novidades da Scania

Para 2023 a Scania pretende lançar um modelo elétrico de caminhão, com capacidade para 40 toneladas de carga (peso máximo para três eixos – um dos maiores caminhões que rodam no Brasil).

Muitos acreditam que o transporte pesado não permite caminhões movidos a eletricidade, afirmou Andreas Follér, líder global de sustentabilidade da Scania, porém eles chegarão em breve ao mercado!

Ele terá autonomia para rodar 4 horas em velocidade compatível com uma rodovia e que é o tempo máximo de direção indicado para os motoristas. Enquanto a bateria é carregada em até 45 minutos, o motorista poderá descansar, para em seguida retornar a viagem.

Apesar do custo de operação ser menor, o preço do caminhão elétrico será mais elevado em relação ao caminhão à combustão.

Follér explica que a Scania atua com produtos globais e abrirá portas para que a carreta elétrica possa ser comercializada também no Brasil. O executivo ainda deixa um recado importante para o governo federal, para que se construa a infraestrutura de recarga, onde acredita que a transição para o transporte elétrico vai acontecer de qualquer jeito.

Enfatiza que caso exista demanda, a Scania poderá fabricar modelos elétricos em sua fábrica em São Paulo. No ano anterior a Scania lançou uma linha de caminhões elétricos, mas voltados para zonas urbanas e para o comércio eletrônico.

Redação – Brasil do Trecho