Mesmo com queda de 23% em roubo de carga mas a categoria segue preocupada

Mesmo com queda de 23% em roubo de carga mas a categoria segue preocupada
Foto: Leandro Cardoso/arquivo Ecovia

Campanha em prol da segurança nas estradas mobiliza caminhoneiros

O ano passado registrou 14.159 ocorrências de roubo de cargas no país, uma diminuição de 23% em relação ao ano de 2019 segundo Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logísticas (NTC e Logística).

A redução de roubos nas estradas se deve pelo fato do ano de 2020 ser o ápice da pandemia da covid-19 e ter o isolamento social predominando, o que diminuiu o fluxo nas estradas.

Pensando em uma forma de evitar esses roubos, o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em parceria com a polícia rodoviária federal e os ministérios da justiça e segurança pública e infraestrutura estão realizando desde ontem(08) até o dia 12 de novembro, uma campanha para alertar os profissionais cargueiros das estradas sobre o planejamento de rotas para prevenção de roubos e acidentes.

A campanha tem como mensagem “Por mais segurança para você e para sua carga” , e está sendo feita em vários pontos do Brasil.

O instrutor da unidade de Brasília do Sest Senat, Samuel Farias, explique a importância da mobilização nacional para a segurança do caminhoneiro.

“Hoje o roubo de cargas e a insegurança nas estradas é um dos principais fatores de risco para os motoristas, tanto para integridade física, quanto integridade física, a vida deles, quanto a questão de perda material mesmo, questão de perda de dinheiro, a questão do risco né, perda de bens”, afirma o instrutor. 

Ele pontua que o roubo nas estradas é um dos principais fatores de risco.

“Então hoje se não for o principal fator de risco é um dos principais viu, podemos dizer que os motoristas de caminhão, de ônibus é o que mais assombra eles aí nas estradas atualmente e o que gera maior risco mesmo”, finaliza Samuel.

Redação – Brasil do Trecho