Entenda: Diesel S10 é o vilão relacionado a problemas no motor

Entenda Diesel S10 é o vilão relacionado a problemas no motor
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil

Realmente a culpa é do diesel S10 ou existe outro culpado nessa historia

Depois do aumento constante do diesel nos últimos meses, muitos optaram pelo uso do diesel S10 em seus veículos.

Apesar de ser mais barato que o diesel comum, muito se especulou que o combustível estava causando problemas no motor, filtro de ar entupido e outras adversidades.

Para acabar com esse medo do diesel S10, vamos explicar um pouquinho sobre sua composição e como ele funciona no veículo.

O diesel S10 existe há praticamente sete anos. Sua nomenclatura afirma que ele tem na sua composição enxofre(S), 10 PPM – partículas enxofre por milhão, que não polui a atmosfera, já que antes o número era de 500 PPM, provocando dano muito maior a camada.

O grande vilão não é o S10, é a quantidade de biodiesel registrada dentro do combustível, que nos últimos dias aumentou de 10% para 12%. O biodiesel é higroscópico, ou seja, ele absorve umidade, a água na atmosfera e acaba decantando.

O biodiesel acima de 10% pode provocar filtro entupido, problemas na bomba injetora, borra, porque ele decanta, como uma espécie de filtragem.

Redação: Brasil do Trecho