Em quais países um motorista brasileiro consegue oportunidade de emprego

Foto: Ben Stansall / Agence France-Presse – Getty Images

Tem até vaga sobrando, enquanto falta no Brasil relatam brasileiros no exterior.

Em vários países do exterior da Europa e dos Estados Unidos está acontecendo a retomada do emprego

O desemprego no Brasil só aumenta e segue em níveis altos. Já na Europa e nos EUA está acontecendo o contrário e sobrando vaga de emprego. Já são 14,4 milhões de desempregados no Brasil e no primeiro trimestre apresentou taxa de 14,1%.

Já nos países Europeus as taxas de desemprego apresentam níveis bem menores, chegando a 4,3% em Portugal e Espanha. Nos EUA apresentava a taxa de desemprego de 7,8% há um ano atrás e atualmente está em 5,2%.

Relatos da retomada do crescimento em outros países

Há seis anos a curitibana Fernanda Naconeski, 31 foi para Londres com medo da violência no Brasil. Atuava como especialista em estratégia de vendas e durante a pandemia ficou desempregada por alguns meses, porém já encontrou um novo emprego. Relata também, que seus amigos que passaram pelo mesmo problema, também já encontraram.

Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, a taxa de desemprego é de aproximadamente 4,7% no segundo trimestre

A paulista Flávia Faccini, 41 saiu do Brasil devido à tensão política e foi para Lisboa no verão e rapidamente encontrou emprego no comércio, vindo a perdê-lo devido à pandemia.  Pós alguns meses ela conseguiu um novo emprego como gestora de contas em uma rede de moagem e padarias.

O mineiro Pedro Richardson, 46 mora em Londres há 18 anos e desde 2015 presta consultoria a hotéis londrinos, alegando que perdeu durante a pandemia 80% de sua renda, tendo que dispensar três colaboradores. Nesse período buscou por alternativas e começou fazendo traduções. Pedro disse que a maioria dos brasileiros obteve ajuda do governo britânico.

Com o avanço da vacinação o crescimento voltou e com mais pessoas viajando e o tráfego dos sites dele voltou e a sua renda está em recuperação, onde espera recontratar os colaboradores.

Outro paulista Maik Uchôa, 25, chegou aos EUA como estudante no meio da pandemia. Em setembro de 2020 conseguiu trabalho como babá, morando na Filadélfia. Maik disse que conhece outros brasileiros que chegaram também no mesmo período e que arrumaram emprego por lá também. Ele mora com uma família de lá e ganha em dólar por semana para cuidar dos filhos, leva-los e busca-los na escola, dentre outras atividades.

Contudo, no Reino Unido existe um problema ligado ao Brexit. A falta de mão de obra está ligada à saída da União Europeia, que levou muitos trabalhadores a deixarem a Grã-Bretanha, caso da indústria de carnes e do setor de transportes. 

No Reino Unido, faltam mais de 100 mil motoristas na Inglaterra, isso acontece porque caminhoneiros que foram da ilha para o continente europeu não voltaram para a Inglaterra, em razão da burocracia para liberar cargas. 

Redação – Brasil do Trecho