Dicas de como ser caminhoneiro sem experiência em Carteira de Trabalho

Foto: Reprodução da internet

A falta de experiência dificulta quem quer atuar na profissão, porém o caminhoneiro Jair Pereira dá dicas importantes para quem quer seguir a carreira.

Dicas de quem está dentro do sistema

O caminhoneiro Jair Jose Pereira, responsável por diversos vídeos motivadores da atividade que exerce como motorista de veículos de carga, diz que inicialmente não conseguirá arrumar um emprego para cada ouvinte seu, mas poderá ajudar dando dicas importantes para quem que ser caminhoneiro e ainda não possui experiência em carteira e segue dirigindo seu caminhão na estrada enquanto comenta…

Para quem está começando e ainda não possui experiência em carteira de trabalho, procure empresas pequenas com cinco a seis, no máximo dez caminhões, isso vai reduzir bastante as dificuldades e respostas negativas. Empresas grandes dificilmente darão oportunidade, pois é um procedimento padrão delas.

Ali você vai conseguir expor suas ideias, suas vontades, mas lembrando que você vai mudar completamente sua vida, por exemplo aqueles que possuem filhos pequenos, tem que deixar o lar por algum tempo, ficar distante, dentre outros motivos. 

Procure pegar amizades nessas empresas para que você receba indicações para trabalho. Faça amizade até com o mecânico, converse com as pessoas. Busque um caminhão menor, até você conseguir esquentar a carteira. Existem empresas menores que tem escolas para ensinar a profissão.

Ele comenta que não adianta ir nessas empresas e deixar o currículum lá. Tem que pegar o email e o telefone do Recursos Humanos e se interessar ligando, dizendo que quer fazer um teste, demonstrando interesse, mude de estratégia. Quanto mais contatos você tiver, mais oportunidades podem aparecer. 

Normalmente a empresa dará prioridade aqueles que possuem experiência. Existem empresas em que estão dando oportunidades para mulheres e diversificando sua frota só de homens, mas também esbarra na capacidade e na experiência, mas alerta que elas terão que superar também as dificuldades do lar, como cuidar dos filhos, deixar a casa por algum tempo, a questão de poder viajar etc.

Os caminhões são muito tecnológicos e fáceis de dirigir e pilotar, variando apenas os tamanhos, ter a noção de espaço para pilotar etc.

As empresas pedem experiência para verificar se você aguentará, elas têm medo se a pessoa vai querer trabalhar mesmo ou vai deixar de lado depois que entrar.

Mas lembre-se que você vai morar no caminhão, passear é para quando você estiver em casa. Não pense que irá passear com o caminhão, isso não é verdade. Terá que renunciar muita coisa para ser caminhoneiro. Terá que ter disponibilidade de horário.

Aguente o rojão que uma hora vai dar certo!

As pessoas sem experiência veem as vagas que exigem experiência e compara os valores dos salários e desistem mesmo antes de tentar. Não vá pela cabeça dos outros pessimistas, que não querem nada com o trabalho.

Apesar de tudo ele diz para ter esperança, não desista, cada dia é um dia novo, insista, mande o curriculum de novo, especifique, deixe suas características, cumpra aquilo que você escreveu por que lá na frente você será cobrado por isso, não custa tentar.

Redação – Brasil do Trecho