Devido ao alto custo do frete dos contêineres, o uso dos big bags aumentou bastante

Foto: conteior

O agronegócio tenta reduzir os gastos e o custo com frete.

Os big bags oferecem reduções de custos

A alta dos preços dos fertilizantes está impactando o agronegócio brasileiro, devido à redução de matéria-prima, como cloreto de potássio, ureia e fosfato e que atualmente são importados da Rússia, Canadá e Marrocos.

Para manter a integridade do produto que chega para o plantio e ainda reduzir os custos de transporte, produtores rurais e cooperativas, estão utilizando big bags.

De acordo com Leandro Klaus, gerente da empresa Delta Porto especializada em movimentação de big bags e que atua no Porto de Paranaguá (PR), a qualidade do produto que chega ao Brasil e vai para a cooperativa que faz a distribuição destes fertilizantes, deve ser garantida.

Brasil depende do mercado externo

O Brasil depende do mercado externo para abastecimento, apesar de ser o 4º maior consumidor de fertilizantes do mundo.

No 1º semestre de 2021 os agricultores brasileiros utilizaram cerca de 23,8 milhões de toneladas de fertilizantes e 20 milhões foram só de produtos importados e no ano anterior, 85% dos fertilizantes foram importados, conforme a Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos. O uso dos big bags garante reduções dos custos e maior competitividade, pois a alta dos fretes dos contêineres e a escassez destes no mundo todo, contribuiu para alavancar essa utilização maior por embarque de big bags.

Redação – Brasil do Trecho