Como é a vida do caminhoneiro nas estradas do Brasil?

Foto: Autor Desconhecido

Uma paixão enorme por querer dirigir e pegar a estrada, mas também por superar muitas dificuldades.

Mas quais são as principais dificuldades que os caminhoneiros brasileiros têm que superar diariamente?

O dia a dia dos caminhoneiros é repleto de várias dificuldades, dentre elas as más condições das estradas, a insegurança, o preço elevado dos combustíveis e a falta de pontos de paradas, são apenas algumas delas.

Com a pandemia do COVID-19 esses desafios cresceram. Além de manter o dia a dia das viagens por muitas vezes longas, os motoristas tem que evitar também os pontos de aglomeração, aumentar o cuidado com a higiene e até com a queda do volume de transporte até pouco tempo atrás e que ainda pesam os prejuízos nos bolsos da categoria.

São frequentes as dificuldades de quem trabalha na estrada e desta forma a profissão, essencial para a sociedade, vem perdendo cada vez mais profissionais.

Falta de pontos de parada

Os poucos pontos de parada também são uma das enormes dificuldades. Os caminhoneiros sem eles, não têm como fazer as refeições e higiene de forma confortável e também não tem um local de descanso durante o dia e tão pouco um local adequado e de baixo custo para passar a noite em segurança.

Desta forma, não conseguem cumprir a lei do intervalo mínimo do tempo de direção, que prevê 11 horas contínuas de repouso.

Roubos e furtos frequentes

Outro gravíssimo problema para os caminhoneiros que pegam as estradas diariamente são os roubos e furtos, tanto das cargas, quanto dos próprios caminhões e caminhoneiros. Essa insegurança é uma realidade diária e bem presente no dia a dia da categoria.

Necessidade de sacar dinheiro

Se para conseguir estacionar o caminhão para descansar já é um problema, imagine quando é necessário parar no centro da cidade para sacar dinheiro ou fazer uma transação bancária! Nesses casos é frequente o motorista deixar o caminhão na estrada e contratar outro meio de locomoção para levá-lo até uma agência bancária. A ausência de caixas eletrônicos nos pontos de parada dificulta bastante essa operação pelos caminhoneiros.

O preço elevado do combustível e as dificuldades financeiras

Devido ao baixo valor do frete e ao alto valor do combustível e aos cortes obrigatórios de custos, muitos caminhoneiros e empresas de transporte acabam tendo prejuízos. Sem falar no período da pandemia que agravou ainda mais essa situação.

Todos esses problemas que citamos acima se agravam em virtude das frequentes manutenções do caminhão, gastos com seguradoras, além dos altos impostos e licenciamentos.

Como caminhoneiros e empresas ligadas ao transporte podem tentar amenizar as dificuldades da estrada

Mesmo parecendo uma tarefa quase impossível e diante de todas os problemas apresentados, alguns cuidados podem ajudar um pouco a amenizar as dificuldades e oferecer uma qualidade de vida um pouco melhor aos caminhoneiros, são eles:

  1. Abastecer sempre em postos confiáveis
  2. Ter o apoio de uma seguradora
  3. Ter as modernidades tecnológicas a seu favor, como rastreadores, GPS, aplicativos que permitam o abastecimento e saque em postos credenciados.

A importância dos caminhoneiros para a economia brasileira

A vida do caminhoneiro é cercada de muita paixão por dirigir e por querer pegar a estrada, além de transmitir um sentimento de patriotismo, fazendo chegar às mesas dos brasileiros os alimentos e os produtos de primeira necessidade, além de medicamentos entre outros muito importantes.

Provavelmente o que é utilizado ou consumido pela população brasileira, foi transportado pelos caminhoneiros em alguma fase da cadeia produtiva. 

Contudo, essa importância não é devidamente atribuída aos próprios caminhoneiros, uma vez que ainda trabalham com jornadas exaustivas, salários baixos, condições de trabalhos não ideais, valores dos combustíveis nas alturas, dentre muitos outros exemplos.

Os caminhoneiros comemoram seu dia em três datas

(30 de junho) Exclusivamente comemorada na região do estado de São Paulo e foi oficializada através da lei nº 5.487.

(25 de julho) Esse dia foi escolhido de forma popular para homenagear nacionalmente os caminhoneiros, juntamente com a comemoração do dia de São Cristóvão, que é o padroeiro de todos os motoristas. Nesse dia é comum verificarmos realizações de feiras, festas e outros eventos para homenagear São Cristóvão e os motoristas.

(16 de setembro) Comemoração nacional em que a data foi oficialmente instituída através da Lei 11.927 de 17 de Abril de 2009.

É exatamente por isso que devemos comemorar bastante o dia do caminhoneiro e agradecê-los por tudo o que tem feito pelo Brasil e pelo povo, em todas as datas possíveis, para dar maior visibilidade para a categoria na luta contra as suas condições precárias de trabalho e valorizando-os cada vez mais!