Caminhoneiros ganham uma redução e isenção para o IPVA de 2022

Governo vai reduzir alíquota para caminhoneiros em 2022
Foto: Reprodução / UOL

Setor de transporte de carga ver o incentivo com bons olhos e comemoram

Caminhoneiros autônomos comemoram isenção e redução em alíquota do IPVA para o ano de 2022. Além de caminhoneiros, profissionais do transporte escolar estão inclusos na redução da cobrança do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

A isenção do imposto será para veículos com mais de 15 anos de fabricação, apenas para ônibus e vans escolares. Para caminhões a alíquota será reduzida para 1,5% sobre o valor da tabela Fipe do caminhão.

Caminhoneiros autônomos afirmam que a medida é como um alívio para a categoria que vem passando por um momento bastante crítico. A categoria vem tendo um aumento nas despesas operacionais gigantes, ou seja, alguns consideram que será um alívio muito grande e vai servir como um incentivo para a categoria dos caminhoneiros.

Desde a pandemia os caminhoneiros vêm passando por um grande sufoco, iniciando com um grande aumento no valor do óleo diesel e uma defasagem muito grande no valor do frete. Tem motorista que afirma que teve que mudar a sua atividade para conseguir pagar suas contas, afirma Cristina Aparecida que trabalhou no setor por 21 anos. 

Redação – Brasil do Trecho