Caminhoneiros chegam na Terceira greve sem nenhum objetivo alcançado e Diesel continua subindo

Caminhoneiros chegam na Terceira greve sem nenhum objetivo alcançado e Diesel continua subindo
Foto 01: Carla Carniel/Reuters) Foto 02: Foto: Portal DBO Foto 03: Filipe Jordão / JC Imagem

Desunidos caminhoneiros marcam a terceira greve do ano e a que mais rendeu tinha cunho político

Os caminhoneiros vêm passando por um ano muito complicado, a desvalorização do frete que não tem uma fiscalização eficiente para garantir ao menos o piso mínimo por lei. Outro ponto é o constante aumento no preço do óleo diesel que vem sufocando ao máximo o pequeno lucro que a classe vem ganhando ultimamente.

Portanto, a classe já realizou 3 greves apenas durante o ano de 2021, entre elas duas buscavam melhorias para a categoria em geral que, no entanto, foram as duas greves que não renderam muito.

A primeira greve realizado em 2021

Os caminhoneiros realizaram a primeira greve do ano em 01/02/2021 em busca de melhorias para a categoria, mas infelizmente não vingou e a categoria teve logo que retornar ou serviço.

Na época diversos líderes sindicalistas tentavam dialogar com o governo em busca de melhorias como alternativas para diminuir o PIS/Confis., praticamente todos os sindicalista não era a favor da paralisação que a categoria estava buscando.

Dessa maneira, com baixa adesão principalmente de lideranças sindicais, os caminhoneiros voltaram a trabalhar normalmente, apenas com promessas do governo que não foram cumpridas.

A Segunda greve foi de cunho político

A segunda greve foi um movimento entre empresários do agronegócio, novamente representantes sindicalistas foram contra ao movimento, primeiro que o movimento não tinha nenhuma solicitação em busca de melhorias para a categoria.

Em segundo lugar para os sindicalistas, o movimento não se passava de uma manobra de politicagem antidemocrática. A pauta pedia a destituição do Supremo Tribunal Federal (STF) pedido que não iria atender em nada os problemas vivenciados pelos caminhoneiros.

E por incrível que pareça essa foi a greve de 2021 que mais rendeu e gerou muito alvoroço, são movimentos como esse que deixa uma imagem da classe dos caminhoneiros negativa.

A Terceira greve com pressão dos caminhoneiros autônomos

Realizada em 01/11/2021 principalmente envolvendo os sindicalistas e caminhoneiros autônomos, a categoria que representa 60% do transporte de cargas do Brasil, afirma não aguentar mais carregar o Brasil com o valor do diesel atual.

O movimento teve pontos de concentração, mas que não foram expressivos para se tornar um grande movimento a ponto de pressionar o atual governo. O atual presidente Jair Bolsonaro, que estava fora do Brasil no dia da greve, afirmou que estava acompanhando e já anunciou um novo reajuste no valor do diesel.

 Em resumo as paralisações sem direcionamento vêm trazendo mais prejuízo do que benefícios para a categoria. Infelizmente a classe não tem uma união e acabam desvalorizando o movimento que tem muitos compromissado em busca de melhorias.

Redação – Brasil do Trecho