Aumentos dos combustíveis podem piorar com a privatização da Petrobras

foto: REUTERS/Paulo Whitaker

Especialistas dizem que a venda da Petrobras poderia criar um monopólio provado e não resolveria o problema principal que é evitar aumentos sucessivos nos preços dos combustíveis.

INEEP afirma que o problema pode piorar ainda mais com a venda da estatal

Carla Ferreira do INEEP – Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, comenta que a privatização da Petrobras poderá piorar ainda mais a alta dos preços dos combustíveis e não resolverá o problema, podendo ocorrer até um monopólio privado.

Como outros países evitam os aumentos?

Através de levantamento do INEEP, tendo base os controles internos dos combustíveis em outros países, aqueles em que não têm o movimento agressivo e de constante altas, se dá face a capacidade de suas empresas estatais de petróleo controlarem utilizando-se o refino e assim, gerando produtos agregados de maior valor, contrabalanceando o valor de venda ao consumidor.

O governo Federal discute o tema da viabilidade de privatização

O governo federal está analisando um plano para criar um projeto que permita privatizar a estatal pela União, onde suas ações estiveram entre as maiores altas na B3 (bolsa de valores brasileira).

Novos reajustes continuam

Os novos reajustes não param de ocorrer e aterrorizam os caminhoneiros, como também toda a população brasileira. A empresa anunciará em breve novo reajuste da gasolina e diesel nas distribuidoras.

Redação – Brasil do Trecho