Arquear a traseira do caminhão acima do limite permitido é proibido por lei

Foto: PRF – Divulgação

Alguns condutores tentam elevar a traseira do caminhão por achar esteticamente mais bonito e melhorar a dirigibilidade, porém saiba o que ocorre quando se faz isso.

Entenda as regras, prós e contras da prática de arquear o caminhão

Caminhão arqueado é aquele que sofreu modificação na parte traseira, porém existem limites para isso, regras e cuidados.

Alguns caminhoneiros colocam sob a suspensão calços ou molas adicionais para ter a altura desejada.

Alguns condutores acham que essa prática deixa o caminhão com mais estabilidade para fazer curvas, evitando o tombamento do veículo.

No entanto, isso pode trazer mais contras do que vantagens. Existem importantes riscos para considerarmos quanto à segurança e que afetam não só os motoristas dos caminhões, como também os condutores de outros veículos que trafegam pelas estradas.

A posição dos para-choques evitam que veículos menores ao colidirem, entrem em baixo da carroceria, mas se  mesma for elevada esse risco aumenta bastante.

Outra situação relevante é quando ocorre uma freada brusca e rápida, pois poderá empurrar a carga para frente, atingindo a cabine e colocando a vida do motorista do caminhão em perigo, influenciando na distribuição da carga.

O Transporte de carga excedente com traseira arqueada, pode fazer com que a parte traseira da carroceria receba mais peso, ficando mais baixa, burlando a fiscalização, porém carga acima do limite é perigoso e pode comprometer a dirigibilidade, dificultando a execução de curvas e manobras mais delicadas, podendo causar desequilíbrio do veículo e tombamento, além de ser proibido.

Essas modificações também podem comprometer a durabilidade do caminhão, desgastando a suspensão dianteira mais rápido que o normal, gerando pressão nas peças desnecessariamente, ficando instáveis e frágeis.

O que diz o Contran sobre caminhão arqueado?

No ano de 2014, o Contran – Conselho Nacional de Trânsito – publicou a Resolução nº 479, para especificar a arqueação dos caminhões. Confira as determinações do órgão:

1. Qualquer alteração deve passar por uma inspeção do Inmetro;

2. O arqueamento pode ser realizado num ângulo limite de até dois graus no chassi;

3. O caminhão arqueado deve ser aumentado em até 3,5 centímetros;

4. As lanternas traseiras podem estar no máximo a 1,20 metros do chão;

5. As lanternas laterais podem ter altura máxima de 1,50 metros do chão.

Determina também que o caminhão modificado deve ter todos as alterações descritas no Certificado de Registro de Veículo – CRV e no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV.

Quem desobedecer qualquer uma das regras acima, terá o documento do caminhão recolhido, sem falar da multa para o proprietário. Pode ocorrer até a apreensão do veículo, em alguns casos.

Arqueou? Então o que deve ser feito agora?

A manutenção é uma rotina que deve ser realizada normalmente, mas no caso dos veículos arqueados, ela é mais do que essencial. 

Faça a manutenção preventiva com regularidade para evitar problemas. Cheque e lubrifique a suspensão do caminhão e todo o sistema. Dê atenção especial à revisão das molas, batentes, barra estabilizadora e bandeja!

YouTube video
Fonte: Trucão

Redação – Brasil do Trecho