Foto: PRF - Divulgação
Alguns condutores tentam elevar a traseira do caminhão por achar esteticamente mais bonito e melhorar a dirigibilidade, porém saiba o que ocorre quando se faz isso.
Entenda as regras, prós e contras da prática de arquear o caminhão
Caminhão arqueado é aquele que sofreu modificação na parte traseira, porém existem limites para isso, regras e cuidados.
Alguns caminhoneiros colocam sob a suspensão calços ou molas adicionais para ter a altura desejada.
Alguns condutores acham que essa prática deixa o caminhão com mais estabilidade para fazer curvas, evitando o tombamento do veículo.
No entanto, isso pode trazer mais contras do que vantagens. Existem importantes riscos para considerarmos quanto à segurança e que afetam não só os motoristas dos caminhões, como também os condutores de outros veículos que trafegam pelas estradas.
A posição dos para-choques evitam que veículos menores ao colidirem, entrem em baixo da carroceria, mas se mesma for elevada esse risco aumenta bastante.
Outra situação relevante é quando ocorre uma freada brusca e rápida, pois poderá empurrar a carga para frente, atingindo a cabine e colocando a vida do motorista do caminhão em perigo, influenciando na distribuição da carga.
O Transporte de carga excedente com traseira arqueada, pode fazer com que a parte traseira da carroceria receba mais peso, ficando mais baixa, burlando a fiscalização, porém carga acima do limite é perigoso e pode comprometer a dirigibilidade, dificultando a execução de curvas e manobras mais delicadas, podendo causar desequilíbrio do veículo e tombamento, além de ser proibido.
Essas modificações também podem comprometer a durabilidade do caminhão, desgastando a suspensão dianteira mais rápido que o normal, gerando pressão nas peças desnecessariamente, ficando instáveis e frágeis.
No ano de 2014, o Contran – Conselho Nacional de Trânsito – publicou a Resolução nº 479, para especificar a arqueação dos caminhões. Confira as determinações do órgão:
1. Qualquer alteração deve passar por uma inspeção do Inmetro;
2. O arqueamento pode ser realizado num ângulo limite de até dois graus no chassi;
3. O caminhão arqueado deve ser aumentado em até 3,5 centímetros;
4. As lanternas traseiras podem estar no máximo a 1,20 metros do chão;
5. As lanternas laterais podem ter altura máxima de 1,50 metros do chão.
Determina também que o caminhão modificado deve ter todos as alterações descritas no Certificado de Registro de Veículo – CRV e no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV.
Quem desobedecer qualquer uma das regras acima, terá o documento do caminhão recolhido, sem falar da multa para o proprietário. Pode ocorrer até a apreensão do veículo, em alguns casos.
A manutenção é uma rotina que deve ser realizada normalmente, mas no caso dos veículos arqueados, ela é mais do que essencial.
Faça a manutenção preventiva com regularidade para evitar problemas. Cheque e lubrifique a suspensão do caminhão e todo o sistema. Dê atenção especial à revisão das molas, batentes, barra estabilizadora e bandeja!
Redação – Brasil do Trecho
Esta postagem foi publicada em 19 de novembro de 2021 15:11
No Amapá o valor do diesel chega aos R$ 7. Já no Acre e em…
Presidente Bolsonaro quer garantir que os estados sejam obrigados a baixar o ICMS. A disputa…
Vídeo que circula nas redes sociais mostra um caminhoneiro em apuros quando o motor de…
Ele foi parado por qual motivo? Indignado motorista faz vídeo demonstrando que está legalmente comprovado…
O velho golpe do seguro foi tentado, mas tudo foi descoberto. Motorista tenta encenar um…
Uma nova paralização geral ameaça ocorrer neste ano! Greve geral ocorrerá em virtude dos aumentos…
Este site usa cookies para sua segurança, conheça a nossa política de privacidade.
consulte Mais informação
Deixe um comentário