Abicom afirma que decisão da Petrobras pode gerar escalada no preço do diesel

Foto: Reprodução/Agência Petrobras

Caso a Petrobras continue negando pedidos de venda de combustíveis para as distribuidoras, afetará o preço do diesel diretamente.

O aumento do diesel ajuda a espalhar a inflação

Abicom – Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis prevê aumento do diesel, caso a Petrobras continue negando pedidos de venda de combustíveis para distribuidoras, devido a diferença entre o valor praticado no mercado brasileiro e fora do país.

O valor pago pela gasolina nos postos também poderá ser afetado,  porém no caso do diesel a diferença entre o produto posto a venda pela Petrobras e o importado é maior, complementa.

Essa recusa de venda da Petrobras forçará as distribuidoras a comprarem produto importado com preço mais caro que o vendido pela estatal e a consequência, serão aumentos dos preços nas bombas, relata Sergio Araujo, presidente da Abicom.

Petrobras empurra para o mercado para que as empresas cadastradas na ANP possam importar o combustível e suprir essa demanda a maior, porém esse caminho deve encarecer o diesel.


Apesar disso a estatal afirma que não haverá falta de combustível e que os volumes de cada cliente serão atendidos de acordo com a regulação vigente.

Os produtos como verduras, ovos, legumes, frutas etc, ou seja, aqueles que possuem menor valor agregado e que dependem do frete para chegarem as mesas dos consumidores, serão os que mais sofrerão com os aumentos do diesel. 

Por isso é que especialista defendem que o aumento do diesel, ajuda a espalhar a inflação, pois apesar de não ser o combustível usado pela população, os preços sofrem intervenções de boa parte do varejo brasileiro. 

Redação – Brasil do Trecho