Trocar de presidente em 2022 resolveria o problema dos aumentos dos combustíveis no Brasil?

Foto: Governo Federal / Partido dos Trabalhadores

A crise dos aumentos dos combustíveis e o impacto disso na população brasileira, em especial aos motoristas do nosso país, provocam debates prévios em rodas de amigos sobre quem seria o melhor presidente para ocupar o cargo em 2022.

O brasileiro terá a possibilidade de escolher seu candidato nas urnas em outubro/22, em um dia que ficará marcado por uma intensa disputa eleitoral

Lula x Bolsonaro uma comparação necessária para a escolha do líder ideal para conduzir nosso país 

De acordo com as pesquisas, a disputa pelas eleições de 2022 será marcada pela oposição entre Jair Messias Bolsonaro (sem partido) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso o candidato do Partido dos Trabalhadores decida disputar a vaga! 

A comparação entre Lula e Bolsonaro se dá muito mais pelas diferenças do que pelas semelhanças. Porém as semelhanças aparecem quando consideramos que são duas lideranças carismáticas, capazes de despertar na sociedade afetos tão distintos como o amor e o ódio.

A eleição de Lula era um projeto que datava do final da década de 1970. Ao ser eleito em 2002 era um velho conhecido de todos os brasileiros. As eleições daquele ano, aconteceram na perfeita normalidade democrática. Lula enfrentou José Serra, o indicado de Fernando Henrique Cardoso, que na época concluía seu segundo mandato. A população brasileira teve todas as condições de comparar os dois projetos em disputa PSDB X PT, onde Lula compareceu em todos os debates.

Bolsonaro foi eleito em um processo eleitoral marcado pela interferência direta do poder Judiciário na corrida presidencial. Todos nós sabemos que Lula foi impedido de concorrer. As eleições de 2018 aconteceram sem debates. Por ter sofrido um atentado, o candidato à presidência da república na época, Jair Bolsonaro, não pôde estar presente. 

Nos acalorados discursos de posse, tanto Lula quanto Bolsonaro se apresentaram como o resultado de um desejo coletivo de mudança. Os dois falaram da necessidade de reformas estruturais no Brasil. Os dois presidentes eram alvos de grande desconfiança no momento da posse. A principal diferença encontra-se na forma como essa desconfiança foi enfrentada.

Leia Também:

Algumas das principais virtudes de Lula e Bolsonaro

Lula entendeu rápido que o cargo exigia concessões e que ele precisava deixar de ser o metalúrgico, líder sindicalista, para se tornar o Presidente da nação brasileira. Em seu principal discurso, atacou o seu único adversário considerado por ele: a fome. Unificou e ampliou alguns auxílios do governo anterior e o batizou de bolsa família. Promoveu o crescimento da maior estatal brasileira através da divulgação do pré-sal. Atraiu investimentos para o país e o crescimento explodia em diversas áreas na época, em especial no agro.

Bolsonaro enfatizou a família, a ruptura com práticas nefastas e o atraso do progresso. Falava sobre crise ética, moral e econômica. Anunciava vigorosamente o combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas e milícias, enfatizando a segurança sobre os mais diversos aspectos e níveis, das fronteiras aos estados e municípios. Revê contratos, realiza privatizações, o enxugamento da máquina pública, tenta promover um maior controle de suas instituições sob o discurso do combate a corrupção. Promove a reforma da previdência.

E os principais defeitos dos prováveis candidatos à presidência da república?

Bem, deixamos essa pergunta para ser respondida por nossos leitores e que poderão decidir as próximas eleições.  

Uma boa resposta poderia ser em relação ao aumento dos combustíveis, por exemplo. Quais dos prováveis presidenciáveis em sua opinião, teriam maiores soluções em relação aos sucessivos aumentos e a política de preços atualmente praticada dos combustíveis em relação ao mercado internacional, à valorização do barril de petróleo e à variação da cotação do dólar em relação ao real?

Quais dos candidatos à presidência, atrairiam maiores investimentos ao país? 

Essas dentre várias outras perguntas só podem ser respondidas por cada brasileiro, com a sua escolha definida na urna!

Redação – Brasil do Trecho