Caminhoneiro

Transportadoras americanas buscam combater crise de falta de mão de obra com a contratação de motoristas estrangeiros

Transportadoras dos EUA, buscam alternativas para suprirem vagas de emprego de caminhoneiros e amenizar crise de falta de mão de obra, uma delas seria a contratação de mão de obra estrangeira.

Governo dos EUA pode afrouxar regras para aceleração da aprovação de vistos de caminhoneiros estrangeiros

A crise nos Estados Unidos (EUA) aumentou tanto que transportadoras solicitam ao governo medidas que visam a contratação de motoristas estrangeiros para dirigirem caminhões no país. O chefe da Associação Americana de Transporte Rodoviário, Bob Costello, acrescenta que sempre foi um trabalho de alto giro e que existe escassez de mão de obra e Isso se agravou durante a pandemia com o fechamento das escolas de treinamento, afastando motoristas interessados, como também a maior rigidez praticada de teste de álcool e drogas, resultando em aproximadamente 60 mil demissões, desestimulando novos motoristas e contratações. 

Como ser caminhoneiro nos EUA?

Autônomo: para ser um motorista e trabalhar nos EUA por conta própria ou autônomo, precisará obter visto EB2 NIW (National Interest Waiver). O NIW trata-se de uma regra da legislação do país que permite que certos tipos de vistos e para que seja autorizada a aprovação pelo USCIS (U.S. Citizenship and Immigration Services) sem passar pela liberação do DOL (Department of Labor) que é o órgão semelhante ao Ministério do Trabalho de lá. Esposa e filhos menores de 21 anos, entram também no mesmo processo do pai.

De olho nos custos

Os custos são relativos, pois dependem da quantidade de pessoas da família do caminhoneiro que irão imigrar, para obtenção do visto. Podem varias de 15 mil dólares a US$ 20 mil dólares, em torno de 80 mil reais pela cotação atual do dólar.

O tempo de espera pode levar até 1 ano e meio (18 meses). 

O EB-2 NIW é o documento de entrada para o caminhoneiro conseguir o visto para trabalhar nos EUA, podendo desfrutar de quase todos os benefícios de um cidadão americano no país. 

Se a transportadora arcar com as despesas, não existirão custos para o trabalhador e o tempo de espera nesses casos será ligeiramente menor. Os custos para obtenção desse visto específico denominado H2B (quando a empresa chama o caminhoneiro estrangeiro para trabalhar) variam de 10 mil dólares a 18 mil dólares e são de inteira responsabilidade do contratante. 

Crise de desabastecimento no Reino Unido: brasileiros querem emprego, mas esbarram na burocracia / Band TV

Vistos, como solicitá-los?

O visto pode ser solicitado tanto por meio dos consulados, caso esteja no Brasil, quanto por meio dos escritórios de imigração norte-americana se o interessado já estiver nos EUA, pedindo dessa forma uma mudança de status do visto de turista para residente.

As transportadoras solicitam a agilização do visto de trabalho permanente, denominado EB-3, que permite trazer motoristas qualificados que não estão nos EUA. Esse programa possui uma cota anual de 40 mil vistos

Crise só se agrava

A crise da escassez de mão de obra nos EUA só se agrava. Transportadoras se encontrarão com legisladores americanos para chegar a um consenso para solicitar novos motoristas.

Andre LeBlanc, vice-presidente de operações da Petroleum Marketing Group, uma distribuidora de combustíveis, afirmou sobre a sua insistência em alertar governadores e outras entidades de que, a falta de motoristas poderá acarretar na falta de combustível e causar aumento dos preços também, caso nada seja feito em breve! 

Crise afeta o abastecimendo no País / (Leon Neal/Getty Images

Redação – Brasil do Trecho

Esta postagem foi publicada em 1 de outubro de 2021 09:18

Compartilhar
João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Pneu de carreta fura e provoca incêndio em carga de diesel e gasolina

Caminhão-tanque pega fogo em município do Rio Grande do Sul Na tarde da última terça-feira(02)…

3 horas atrás

Cerca de 100 pessoas se aglomeram para saquear carga de frango

Caminhão com carga congelada tomba e é saqueado em município baiano Na manhã da última…

3 horas atrás

Audiência pode alterar obrigatoriedade sob exame toxicológico

O novo regulamento pode trazer um impacto sob cerca de 10 milhões de motoristas Uma…

3 horas atrás

Tendência caminhões não devem mais utilizar espelho retrovisor

Scania decide aposentar de vez o espelho retrovisor em caminhões ofertados na Europa  A Scania…

3 horas atrás

Nova picape Ford Ranger Black inova no mercado

A Ford Ranger vem com um motor 2.2 movido a Diesel A nova versão da…

3 horas atrás

Com motor de Camaro a nova picape Silverado da Chevrolet pode voltar ao Brasil

Essa nova picape da Chevrolet foi lançada esse ano e poderá chegar aqui em breve.…

3 horas atrás