Quanto recebe um caminhoneiro sem experiência e que acabou de pegar sua habilitação nos Estados Unidos

Foto: Volvo Trucks North America

Em vídeo que circula nas redes sociais, o caminhoneiro Aureliano relata que acabara de passar na prova e retirar sua carteira de habilitação de motorista de cargas nos EUA e que uma empresa de nome Prime, o contratou imediatamente, mesmo sem ainda ter um instrutor para treiná-lo na prática.

Recebia pagamento mesmo sem começar a trabalhar

Ele informa que mesmo durante o período em que a empresa buscava um instrutor para conseguir treiná-lo, o que levou algum tempo, ele deitado em sua cama descansando, argumenta que já estava recebendo semanalmente a quantia de 700 dólares. 

Sim é verdade, um caminhoneiro sem qualquer experiência e recém habilitado nos Estados Unidos (EUA), dependendo da empresa contratante, recebe 700 dólares brutos por semana (aproximadamente 3.857,00 reais ou o equivalente a 17.356,50 reais brutos por mês considerando 4,5 semanas ou 220 horas mensais) e isso até bater 50 milhas percorridas em treinamento em conjunto com seu instrutor.

No pagamento bruto, relata que vem descontando taxas (impostos) o que leva a receber líquido o valor de 590 dólares por semana ou aproximadamente 3.250,90 reais semanais ou 14.629,05 reais líquidos por mês (para uma média de 4,5 semanas ou 220 horas mensais).

Após bater as 50 milhas, comenta Aureliano que recebe seu caminhão para rodar e passa a receber por milha. Quanto mais milhas rodar, mais dinheiro ganhará.

A exigência para receber essa quantia semanal é estar disponível para o despache, ou seja, tem que estar livre para transportar a carga solicitada pela empresa contratante.

Apesar de ser atrativo o salário para caminhoneiros recém habilitados nos EAU, Aureliano comenta que não é fácil, pois se a pessoa não está acostumada a dormir com barulho ou chacoalhando de um lado para o outro na estrada (pois enquanto seu instrutor dorme ele dirige e vice-versa), enfrentando 11 horas consecutivas ao volante, não conseguirá seguir essa profissão.

O caminhoneiro relata que ele trabalha normalmente 14:00 hs por dia e em cinco dias o equivalente a 70:00 hs semanais. Informa que se a pessoa busca uma vida fácil, não será essa. Também orienta quanto a utilização do seu tempo para dedicar-se e que se pensa em um futuro melhor que deseja receber um bom salário, tem que passar por esse início, inevitavelmente.

“Não é moleza não, mas estou adorando!”

YouTube video
SALÁRIO DE CAMINHONEIRO INEXPERIENTE NOS EUA / Canal Um Negão na América

Redação – Brasil do Trecho