Pressão dos caminhoneiros faz frente parlamentar iniciar discussão sobre o diesel

Pressão dos caminhoneiros faz frente parlamentar iniciar discussão sobre o diesel

Solução para o diesel é discutida por frente parlamentar

A FPBio (Frente Parlamentar Mista do Biodiesel) que atua no congresso nacional, emitiu um alerta sobre uma nova pressão ao preço do frete. A frente garante que se o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) e o governo federal não tiverem uma solução para resolver o preço do custo final do diesel, farão uma grande pressão para o governo e o confaz.

Em janeiro, o novo sistema de comercialização direta será imposto aos produtores de biodiesel que deverão bancar os custos da incidência do ICMS (impostos sobre circulação de produtos), no caso, o combustível.

A FPBio acredita que se uma solução não sair do papel de imediato, eles são favoráveis a manutenção do sistema de vendas do biodiesel por meio de leilões bimestrais até a normalização do ICMS.

O presidente da frente parlamentar, Pedro Lupion(DEM-PR) se recorda que o comitê Nacional dos secretários de fazenda dos Estados e do Distrito Federal (CONSEFAZ) enviou Ofício ao Ministro de Minas e energia, Bento Albuquerque, avaliando e sugerindo que o novo sistema de venda do biodiesel seja feito a partir de abril de 2022, para que até esta data eles foquem na questão do ICMS.

Tudo isso deve-se ao preço do diesel que está cada vez mais elevado e acaba de alcançar a média Nacional acima de R$ 5,00, é o que revela o último levantamento do índice de preços do Ticket Log (IPTL).

Redação – Brasil do Trecho