Petrobras efetua cortes nos pedidos de fornecimento de gasolina e óleo diesel para novembro

Foto: Autor Desconhecido

As distribuidoras estão preocupadas

Alerta para o risco de faltar combustível

As distribuidoras comentam que a estatal cortou parte da oferta de gasolina e diesel do próximo mês, gerando risco de escassez do insumo e desabastecimentos.

A Associação das Distribuidoras – Brasilcom, informou que a Petrobras tomou a decisão unilateralmente.

Para as distribuidoras é mais barato comprar da Petrobras do que importar diretamente, apesar da estatal ser auto suficiente em petróleo, não consegue refinar o suficiente para abastecer o mercado interno. Mas como a Petrobras não tem o produto para vender, esta reduzindo as cotas de vendas futuras. As reduções atingem 50% ou mais.

Ainda assim, comenta a Brasilcom que é mais barato comprar da Petrobras do que importar junto ao mercado internacional que estaria ainda mais caro. A Associação já informou o caso à ANP – Agência Nacional de Petróleo. 

A Idaza Distribuidora de Petróleo, informou que já sofreu reduções de gasolina e diesel de 35 a 74%, no (PA) em Araucária, em (SC) no Itajaí e em (SP) em Paulínia.

A Royal Fic Distribuidora de Derivados de Petróleo, comunicou que a estatal cortou o fornecimento de diesel A S500 em 56,6% na (BA) em Jequié.

Ambas Distribuidoras exigem medidas da ANP – Agência Nacional de Petróleo e do MME – Ministério das Minas e Energia, que garantam o abastecimento.

Apesar dos registros e relatos das Distribuidoras, a Petrobras afirma que estão operando normalmente e continuam cumprindo integralmente os contratos e prazos vigentes.

Redação – Brasil do Trecho