Pesquisa demonstra que quase 60% dos caminhoneiros apoiam a paralisação de 1º de Novembro

FOTO: FÁBIO VIEIRA/ FOTORUA/ ESTADÃO CONTEÚDO

Pesquisa feita pela Fretebras no dia 21 de outubro em que ouviu anonimamente 2.023 caminhoneiros e apresenta que quase 60% da categoria apoiam à paralisação. 

Maioria dos motoristas desejam parar

Dentre os motoristas de caminhão, cerca de 59% apoiam as paralisações previstas para o dia 1º de novembro, e 54% têm a intenção de interromper suas atividades no dia. 

Adeptos por estado

A região Norte e Nordeste têm mais adeptos a protestos e paralisações. Ceará, Pernambuco, Bahia são os estados com maior número de apoiadores.

Os estados com maior número de favoráveis à paralisação, são: Ceará (65%), Pernambuco (61%), Bahia (60%), São Paulo (57%), Espírito Santo (55%), Rio Grande do Sul (55%), Minas Gerais (54%) e Paraíba (53%).

Já a região Centro-Oeste é a mais contrária. Seus três estados Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul são majoritariamente contra as manifestações.

Os estados com menor número de favoráveis e que se mostraram contrários à paralisação, são: Mato Grosso do Sul (65%), Goiás (54%), Mato Grosso (53%). Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal aparecem, os três, com 52%.

O Rio de Janeiro apresenta opiniões divididas, 51% dizem não aderir, enquanto 49% se mostram adeptos.

  1. O Nordeste é a região brasileira com mais adeptos ao movimento, cerca de 61% dos caminhoneiros confirmaram que vão parar suas atividades. 
  2. Na região Norte e Sudeste, o número é 56% e 55% respectivamente. 
  3. Na região sul, 49% disseram que irão parar, enquanto que 51% disseram que não irão. 
  4. A região Centro-Oeste foi a mais contrária, com 55% afirmando que não tomarão parte nas manifestações.

Redação – Brasil do Trecho