Grandes empresas varejistas no Brasil começam a eletrificar suas frotas de caminhões

Foto: Fábio Tito/G1

Grupos varejistas como Magazine Luiza, Ambev, Coca Cola, JBS e Boticário, começam a eletrificar suas frotas no Brasil já a partir desse mês de outubro. 

Magalu inicia a eletrificação de sua frota de caminhões

Até dezembro desse ano a Magazine Luiza colocará 51 caminhões elétricos nas ruas. 

Os primeiros caminhões elétricos da rede, pertencem à marca Jac Motors e começam a rodar já em outubro. Ao todo 23 veículos começam a circular nos estados de São Paulo, Bahia e Paraíba e o restante será entregue até o fim desse ano.

AMBEV também investe em frota sustentável

A Ambev anunciou na quinta (07), a aquisição de 150 veículos elétricos da JAC Motors, que serão chegarão até o final desse ano. 

No mesmo período receberá outros 100 caminhões do modelo e-Delivery em parceria com a Volkswagen, onde o contrato prevê a aquisição de 1.600 unidades.

O e-Delivery é um modelo de caminhão elétrico de pequeno porte da Wolkswagen, com foco em atender grandes redes varejistas e exportações.

A Ambev anunciou também que a FNM – Fábrica Nacional de Mobilidade produzirá mil veículos elétricos para a empresa, cuja meta é eletrificar metade da frota até 2025.

Outras grandes empresas varejistas, também estão investindo em caminhões elétricos

O primeiro veículo nacional voltado para o transporte urbano de cargas e movido à eletricidade, foi lançado em julho pela Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A Coca-Cola Femsa, JBS e Boticário também estão entre as primeiras a adotarem os modelos elétricos no Brasil.

Coca Cola FEMSA Brasil

A Coca-Cola do grupo FEMSA Brasil adquiriu da Volkswagen Caminhões e Ônibus, 20 unidades do recém-lançado caminhão leve 100% elétrico e-Delivery, dando mais um importante passo em relação à sustentabilidade. 

Ian Craig, CEO da companhia no Brasil, informa que a aquisição das unidades do modelo de 14 toneladas, reflete a estratégia de mobilidade sustentável da companhia, que tem por objetivo reduzir o impacto de motores à combustão no meio ambiente em sua rede de distribuição. As entregas ocorrerão também até o fim desse ano.

Grupo JBS

A JBS se compromete a zerar suas emissões de gases causadores do efeito estufa até 2040, reduzindo a intensidade de emissões diretas e indiretas e compensando toda a emissão residual. 

O modelo da JAC é o primeiro a rodar na indústria de alimentos refrigerados do Brasil.

Grupo Boticário

Boticário divulgou seu plano que inclui a utilização apenas de veículos elétricos. A meta é que toda a sua frota seja 100% mais sustentável até 2025.

A sua rede logística de São Paulo e região metropolitana, estão recebendo os primeiros 14 veículos elétricos já nessa semana. Até o final do ano, o modelo sustentável se expandirá para Curitiba e Belo Horizonte.

No Brasil o processo de eletrificação dos veículos de carga e transporte é novo, porém, cresce consideravelmente

A eletrificações dos transportes de carga e passageiros no Brasil ainda é considerado um movimento recente e que esbarra em custos, baterias e infraestrutura de carregamento. Apesar disso, as crescentes aquisições por empresas e grupos de peso, demonstram uma tendência mundial e essas companhias estão dando uma resposta importante e inovadora ao governo brasileiro, sem precedentes!

Dessa forma, para cada veículo a diesel retirado das ruas, cinco toneladas de CO₂ (monóxido de carbono) deixam de ser emitidas a cada mês, conforme notificado no site da JBS. Além disso, o custo operacional de um caminhão elétrico é até três vezes menor do que o VUC – Veículo Urbano de Carga movido à combustão. 

Redação – Brasil do Trecho