Em Minas Gerais tanqueiros comemoram congelamento do ICMS do diesel

Foto: Reprodução

Ainda não é o ideal mas consideramos uma vitória, comenta o presidente do Sindtanque-MG, Irani Gomes.

Entre a última quinta-feira e o início da tarde da última sexta-feira, tanqueiros mineiros realizaram uma paralisação

O governador Romeu Zema (Novo-MG) anunciou na última quinta (21) o congelamento do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, do diesel no estado.

Zema comunicou que a partir de 21 desse mês de outubro, estará congelando o ICMS do óleo diesel. Mesmo que ele venha aumentar, não sofrerá reajuste do valor que é cobrado, ou seja, o percentual começa a cair a cada aumento que o óleo diesel tiver. 

Na manhã da última sexta (22), com os caminhoneiros ainda paralisados, postos de MG passaram a registrar falta de combustíveis, como gasolina e diesel. Pela tarde, porém, os tanqueiros resolveram encerrar a greve, após entrarem em acordo com as distribuidoras.

Presidente do Sindtanque-MG comemora

Irani Gomes, presidente do Sindtanque-MG (Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Minas Gerais), comemorou o anúncio do congelamento do ICMS sobre o diesel no estado. 

Ainda assim, comenta Irani, a medida não atende por completo ao que vem sendo demandado pelos tanqueiros, que seria a redução do ICMS do diesel dos atuais 15% para 12%, porém aguardarão o posicionamento oportuno do governo. 

Redação – Brasil do Trecho