Caminhoneiros denunciam demora para liberação de notas fiscais em Sergipe

Foto: Reprodução de video / Record Segipe

Alguns motoristas aguardam por mais de 16 horas a liberação das notas fiscais retidas na operação dos auditores da SEFAZ

Há várias horas parados, em torno de 60 caminhoneiros ameaçam fechar a BR-101

Insatisfeitos com a demora e os prejuízos já acumulados pelo atraso no envio das cargas, os caminhoneiros ameaçam fechar a BR-101.

Aproximadamente sessenta caminhoneiros aguardam por várias horas em uma operação dos auditores fiscais da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do Estado de Sergipe. A fila de veículos já toma toda a lateral da BR 101 na entrada da cidade de Aracaju, onde está localizado o Posto Fiscal Osvaldo Nabuco. 

Pelos comentários dos caminhoneiros, eles acreditam que os auditores estão reivindicando aumento de salário pois estão há sete anos sem reajuste e fazem esta operação ser mais demorada que o normal com todos os veículos que dão entrada em Aracaju, para chamar a atenção das autoridades para sua causa.

De acordo com o Sindifisco – Sindicato do Fisco do Estado de Sergipe, a Operação Padrão está sendo realizada nos postos fiscais e demais setores da Sefaz, com o objetivo de combater a sonegação fiscal, averiguando com maior critério o recolhimento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), devido pelos contribuintes ao Fisco Estadual. Essa operação conta com aproximadamente 20 auditores fiscais e engloba todas as mercadorias destinadas à Sergipe. 

No entanto, segundo os caminhoneiros, a abordagem fiscal nunca demorou tanto e já amargam muitos prejuízos.

Secretaria de Fazenda comenta a ilegalidade de greve por parte dos servidores estaduais

Já a Secretaria da Fazenda comunicou que passa por um processo de modernização e que fará concurso público com exigência de nível superior e proposta de salários compatíveis.

Em relação à fiscalização para evitar a sonegação fiscal é função do auditor, conforme a legislação mas sem excessos.

Sobre reivindicações da categoria, que já possui um dos maiores salários entre os servidores estaduais e mesmo com decretação da ilegalidade da greve pelo Poder Judiciário, a SEFAZ/SE informou que está aberta ao diálogo.

YouTube video
Balanço Geral Sergipe

Redação – Brasil do Trecho