Caminhoneiro Venezuelano faz apelo em busca de um emprego de carreteiro no Brasil “Preciso sustentar minha família”

Foto: Arquivo Pessoal

O Caminhoneiro Venezuelano Juan Carlos relata toda a dificuldade de conseguir um emprego no Brasil

Experiente, conta sua trajetória como caminhoneiro e motorista de ônibus e sua luta para sustentar sua família

João comenta que por anos atuou como motorista de carretas e ônibus na Venezuela, porém mesmo com larga experiência não só nacional como internacional, dirigindo por países do Mercosul como Equador, Peru, Chile, Colômbia e Argentina, ainda encontra barreiras para conseguir um emprego digno no Brasil.

Chegada difícil em Roraima

O caminhoneiro conta que em virtude da situação político-econômica do seu país de origem (Venezuela) o obrigou a tentar a vida em outro lugar, saindo de lá com muita coragem com sua família, esposa, mãe e três filhos, sendo um deficiente.

Chegando em Roraima e posteriormente deslocando-se para a Paraíba em João Pessoa, João comenta as dificuldades que enfrenta para conquistar um emprego aqui no Brasil, pois muitas empresas solicitam experiência na registrada na carteira de trabalho brasileira e como ele é estrangeiro, não está conseguindo um emprego fixo que o aceite.

Empresas na Venezuela fecham as portas

A empresa em que ele atuou na Venezuela fechou, principalmente devido à pandemia e às condições econômicas de lá. Já aqui no Brasil, João só tem conseguido “bicos”, transportando cargas de carvão e trigo como freelancer, pagando a ele uma diária simbólica de R$ 60. 

Mesmo com todas as dificuldades, ele não desiste  

O Sonho de Juan é ter um emprego fixo no Brasil, com carteira assinada como motorista de caminhão ou ônibus, comenta.

Com muito esforço, ele concretizou cursos no Brasil que comprovam suas habilidades como por exemplo o curso de motorista de Mopp – Movimentação de Produtos Perigosos, de Transporte de Passageiros, dentre outros, porém ele enfrenta barreiras para comprovar na carteira de trabalho do Brasil, sua experiência e prática em outro país vizinho.

Juan apela para as empresas transportadoras brasileiras, que precisam de um motorista experiente, que lhe dê uma oportunidade para poder demonstrar o profissional que ele é e o que ele pode oferecer a quem o contratar. Ratifica que adora trabalhar e é apaixonado pela sua ocupação como motorista, por pegar a estrada e por dirigir.

Assim termina a história de Juan, um experiente motorista venezuelano de caminhão e ônibus, que humildemente agradece a todos que puderem ajudá-lo a realizar seu sonho que é dirigir pelas estradas brasileiras, empregado e com carteira de trabalho assinada!

Você que é dono de transportadora e queira dar uma oportunidade para o Juan, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail faleconoscobrasildotrecho@gmail.com ou pelo telefone 61 99829-0956

Redação – Brasil do Trecho