Ativa Logística inova ao utilizar placas solares em caminhões

Caminhões com placas solar Foto: Ativa Logística / Divulgação

Gerando energia para o sistema de refrigeração dos baús e outras tecnologias embarcadas nos caminhões, as placas solares fazem parte de um projeto inovador.

Sobre a Ativa Logística

Ativa Logística foi fundada em 21.03.1996 e é um dos maiores operadores logísticos de saúde e beleza no Brasil. Atende todas as normas e resoluções da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para a armazenagem e o transporte de medicamentos e tem uma frota de aproximadamente oitocentos veículos, operando em todo o território nacional, por meio de operador logístico e modal aéreo e pelas suas 17 unidades localizadas nos Estados de SP, RJ, MG, ES, PR e SC.

Placas solares em caminhões

O Gerente de inovação Alex Nunes, comenta que acabam de iniciar um projeto piloto com caminhões em que foram instaladas placas solares para reduzir o consumo de diesel e aumentar a vida das baterias, gerando energia para o sistema de refrigeração dos baús e outras tecnologias nos caminhões. Tem como meta a implantação em toda a sua frota de caminhões.

Com mais de mil clientes pelo país, as placas solares tem um papel fundamental no controle da temperatura dos baús, para o transporte de medicamentos.

O sistema de resfriamento do baú possui um motor movido a diesel e uma bateria interna, ambos independentes.  Relata Nunes que com a placa solar a bateria deste sistema é constantemente carregada e desta forma, serão reduzimos significativamente o acionamento do motor e, consequentemente, a diminuição do consumo de diesel. 

As placas solares são utilizadas entre unidades da empresa, nos veículos nas operações de coletas de mercadorias, distribuição e transferências. Os testes em andamento acontecem em operações logísticas no estado de São Paulo, em especial nas cidades de Campinas, Bauru, Itapevi, Ribeirão Preto e São Paulo.

A instalação das placas solares nos caminhões é uma ação do projeto “Sustentabilidade Ativa” que tem como principal objetivo a redução dos impactos ambientais nas soluções logísticas oferecidas pela companhia.

Redação – Brasil do Trecho