Após assolar o Reino Unido em um caos, a escassez de caminhoneiros poderá em breve atingir o resto da Europa

Foto: REUTERS/Peter Cziborra

Dizem especialistas que não só o Reino Unido, mas toda a Europa será atingida pelo problema da escassez de caminhoneiros, podendo ter impactos na cadeia de abastecimento.

Déficit de motoristas

Uma pesquisa demonstra déficit de 400.000 motoristas de caminhão só na Europa. O salário médio de um motorista de caminhão no Reino Unido é de cerca de £ 30.000 euros ou $ 40.600 dólares, enquanto na Alemanha o salário é de cerca de 41.000 euros ou $ 47.500 dólares, de acordo com o Salary Expert.

No Reino Unido ouve longas filas de carros e até brigas em pátios de entrada, espalhando pânico pelo país em virtude da falta de motoristas de caminhão para entregar combustível.

Principais causas 

O Brexit foi apontado com a principal causa, mas a escassez de motoristas é um problema mais profundo e serão encontrados por toda a Europa.

Problemas como aposentadoria, baixos salários, mudanças nas regras de trabalho, a pandemia de Covid e motoristas que abandonam a indústria, foram alguns problemas levantados em pesquisa. Em alguns lugares, os problemas da cadeia de suprimentos vieram à tona na Grã-Bretanha durante a pandemia, com os caminhoneiros incapazes de entrar ou sair do país facilmente, causando longas filas em portos e fronteiras e levando a alguma escassez de alimentos e medicamentos.

O jornal francês Liberation publicou sua edição do final de setembro com uma reflexão sobre as consequências do Brexit, que vão desde a saída de trabalhadores europeus que não está sendo sentida apenas na indústria de veículos pesados, mas até em setores como a agricultura.

O restante da Europa está de olho nos problemas da cadeia de suprimentos do Reino Unido e as deficiências da força de trabalho, especialmente devido ao amargo divórcio recente entre o Reino Unido e a União Européia.

Redação – Brasil do Trecho