Polícia Rodoviária Federal flagra mais de 1,1 milhão de quilos de excesso de carga, com operações em Minas Gerais!

Foto: Divulgação PRF

Após ações da PF, muitos registros de excesso de carga foram flagrados em MG nas BRs 040 e 381.

Excesso de carga! Um risco que não vale a pena correr!

A PRF informou que houve o registro de 208 autos de infração por excesso de peso, em duas BRs que ligam Juiz de Fora, Zona da Mata e Pouso Alegre, na região Sul de Minas, e veículos foram apreendidos. A 25ª Operação Temática de Fiscalização de Pesos e Dimensões (OTFPED) teve a presença das delegacias da região, sendo fiscalizados 916 veículos de carga e oito pessoas foram detidas, e tiveram os CRLVs recolhidos.

A operação foi realizada em locais estratégicos, a fim de diminuir o número de acidentes com veículos de carga.

Medida Provisória propõe e atualiza os limites de tolerância para pesagem da carga de caminhões em rodovias

A Medida Provisória 1050/21 propõe a correção dos limites de tolerância de peso por eixo no transporte de carga. O texto foi publicado nesta quarta-feira (19/05/21) no Diário Oficial da União e integra pacote do governo para caminhoneiros autônomos.

Margem à ser utilizada deixa de ser de 10% para 12,5% do peso bruto total por eixo nas cargas superiores a 50 ton; abaixo de 50 ton, será permitido até 5% de excesso no peso.

Consta no Código Brasileiro de Trânsito – CTB, multa pelo excesso de peso nos caminhões. Acima de 1 ton. Nesse caso a infração passa a ser gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 a cada 500 kg ou fração. Os veículos podem até ficar retidos, para  que seja providenciada a remoção da carga excedente.

Na avaliação da PRF, o excesso de peso dos caminhões prejudica a vida útil do asfalto e o fluxo dos veículos nas estradas, além de aumentar o risco de acidentes, como colisões e tombamentos de carga.

Redação – Brasil do Trecho