Mais de 40% dos caminhoneiros não se sentem seguros na profissão

Pesquisa revela que 44% dos motoristas não se sentem seguros com a profissão foto: Fernanda Barros

Plataforma de fretes on line FreteBras, finaliza pesquisa com 1.700 caminhoneiros e de acordo com o levantamento 44% dos motoristas não se sentem seguros com a profissão

Não deixe de consultar informações sobre os donos das cargas

 Só 21% dos caminhoneiros consultam informações dos donos das cargas.

Em relação ao frete 37% tomam o cuidado de mediar se o valor está muito diferente do mercado, evitando-se o golpe do “fretão”.

 “É fundamental pesquisarmos para entendermos o comportamento dos motoristas de caminhão, quando abordamos o quesito segurança. Os resultados demonstram aonde atuaremos na intensificação da segurança.”, destaca Michael Bogajo, Head de Prevenção à Fraude da FreteBras.

APP trás maior segurança

A FreteBras realizou um amplo trabalho para evitar a publicação de fretes falsos e  conseguiu reduzir em 43% as publicações de anúncios falsos. A quantidade de fretes falsos na plataforma já era baixa, na casa de 1% dos fretes publicados, e com a aplicação da tecnologia, tornou-se bem mais segura. As denúncias dos caminhoneiros diminuíram 40% nos últimos três meses. Foram investidos R$ 30 milhões para fortalecer as medidas de segurança da plataforma por meio do programa Frete Seguro.

Das ferramentas tecnológicas adotadas para aumentar a segurança na plataforma, estão soluções como o Motor de Risco do Frete, que utiliza inteligência artificial para barrar a atuação de fraudadores que passam fretes falsos para os clientes da FreteBras, e o Check-in Privado, que permite aos caminhoneiros buscarem fretes no aplicativo sem que seus dados de contato sejam divulgados para os contratantes.

O caminhoneiro Diógenes da Silva Santos, que utiliza o App há cerca de seis anos, relata que as novas soluções da plataforma ajudam a inibir quadrilhas especializadas em roubos de cargas, pois eles encontram mais dificuldade para acessar as informações do caminhoneiro. 

Redação – Brasil do Trecho