Caminhão Autônomo da Volvo – sem motorista já é uma realidade

Divulgação/Volvo

Caminhão protótipo da Volvo é novidade para uso nas rodovias dos Estados Unidos da América – EUA

Protótipo que pretende substituir motoristas de longas distâncias

A alta carga de trabalho dos quase meio milhão de motoristas de longas distâncias, em especial, dos EUA deixará de ser um problema, onde até adolescentes estariam sendo recrutados para dirigir. O caminhão autônomo da Volvo já é uma realidade!

Para suprir a necessidade dos profissionais que cruzam a América, a Volvo propõe um protótipo de condução autônoma. Um sueco naturalizado americano, equipado com um drive de direção automática da empresa Aurora, com diversos sensores e radares acoplados.

Modelo VNL 760

O veículo batizado de VNL 760 pretende atingir o nível 4 de automação, tendo o sistema Volvo Dynamic Steering. Confiável e desenvolvido para não ter falhas a Volvo e a aurora esperam que ele não dependa do homem para rodar, permitindo que o caminhoneiro possa descansar na enorme cabine do VNL, reduzindo o cansaço das viagens longas. O protótipo tende a evoluir e precisa aguardar também aprovações legais para rodar nos EUA, pois não existe lei por lá que autorize esse tipo de veículo para transporte. Por esse motivo, a Volvo testa o modelo na Noruega e na Suécia.

Com design diferenciado e fluido, possuirá muitos equipamentos como câmeras inteligentes, sensores ultrassônicos, GPS etc.

Mas quando entrará em comercialização? E quanto custará?

A Volvo ainda não sabe quando será vendido, nem quanto custará ainda. 

O sistema não substituirá o condutor, mesmo nos países onde a escassez desse tipo de mão-de-obra, como no Reino Unido por exemplo, que passa por uma grave crise, porém estima-se que os custos extras forçarão reduções salariais e benefícios, que atualmente já são considerados ruins.

YouTube video
Volvo Trucks North America

Redação – Brasil do Trecho