Valor obtido do preço do frete tem déficit de 18,7%

Com a alta de produtos essenciais para o dia a dia dos caminhoneiros, como óleo diesel, as manutenções do veículo, os custos com os pneus, mão de obra e todos os tributos, estão deixando os caminhoneiros de cargas com déficit de 18,7% no valor final de rendimentos do frete.

Enfrentando tal problema, lideranças de entidades de todos os estados do Brasil nesse segmento, se reuniram no Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado/NTC intersindical, (Conet & Intersindical).

Algumas decisões foram tomadas:

  • Passar o Real preço do frete para o cliente;
  • Pedir ao secretário de fazenda dos seus determinados estados que deem pelo menos 15 dias de prazo para as empresas pagarem os tributos.

O Departamento de Custos Operacionais e Pesquisas Técnicas Econômicas da NTC & Logística, deram informações sobre a pesquisa feita. O responsável, Lauro Valdivia, fala sobre os números em percentuais e as consequências desse déficit.
“O número de empresários com tributos em atraso em agosto deste ano, segundo nossa pesquisa, é de 36,3%. Em janeiro de 2021, era de 30,9%. Em São Paulo, o governo dá 25 dias para que os tributos sejam pagos. Na maioria dos estados, as empresas têm três dias para pagar, o que aumenta a inadimplência.”

Desde que o índice começou a ser calculado em 2003, nos últimos doze meses houve a maior variação, é o que revela o estudo realizado em julho, que contou com a participação de cerca de 500 empresários do setor.

A variação alcançou inestimáveis 22,32%, medidas da inflação dos gastos para os transportadores.

O documento assinado pelas lideranças é uma luz do fim do túnel para os empresários.

Muitos já acreditam na melhoria nos últimos 6 meses (53%), já outros dizem não ter melhorado (17,5%), e uma grande porcentagem afirma está pior agora (29,5%).Lauro finaliza, “Esperamos que as reformas possam ser avaliadas com a atenção e a necessidade que precisamos, para de fato contribuir com uma melhora contínua desse segmento tão importante para o País, como outros da cadeia produtiva.”

Redação – Brasil do Trecho