Dicas para motorista

Vacinação de caminhoneiros, onde vacinar e quais documentos são necessário

De acordo com atualização do Programa Nacional de Imunizações encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), sob ameaça de greve final dos caminhoneiros, o governo Bolsonaro incluiu essa categoria na lista de prioridades da vacinação contra Covid-19 do país. 

Em documento encaminhado pelo Ministério Público Federal ao Supremo Tribunal Federal, o Ministério da Saúde listou 1,24 milhão de caminhoneiros como potenciais alvos do programa de vacinação, elevando o número total de grupos prioritários para 77,2 milhões.

No entanto, o Brasil tem apenas 12,8 milhões de doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca até agora, e ambas as vacinas precisam ser usadas em duas doses. 

A vacinação do país começou esta semana, com prioridade para profissionais de saúde e indígenas. 

Embora o transporte de safras agrícolas no país tenha gerado grande demanda por frete, a secretaria anunciou a decisão de incluir os caminhoneiros porque há poucas greves nesta categoria. 

O Comitê Nacional de Transporte Rodoviário de Carga (CNTRC), criado no ano passado, defendeu amplamente essa convocação. 

Entre outras coisas, a organização exige a implementação de escalas nacionais de frete, aposentadorias especiais para caminhoneiros autônomos e alterações na legislação “BR do Mar” que incentiva o transporte doméstico de cabotagem.

Em algumas cidades do Brasil, os trabalhadores do setor de transportes já estão vacinados contra o covid-19. 

A pedido da CNT (Federação Nacional dos Transportes), o governo federal incluiu alguns profissionais do transporte no grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra o covid-19 em janeiro. 

O grupo prioritário são caminhoneiros; trabalhadores portuários, incluindo trabalhadores em áreas administrativas; funcionários de companhias aéreas nacionais (pilotos e trabalhadores da aviação); funcionários de empresas ferroviárias de passageiros e de carga; funcionários de empresas de navegação brasileiras; motoristas e coletores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, Incluindo motoristas de longa distância.

Documentos necessários para tomar a vacina do COVID-19: 

Depois de conferir o calendário exato de vacinação no seu estado, é importante ter toda a documentação em mãos para garantir a dose da vacina, tais documentos como:

Ser caminhoneiro registrado, apresentar comprovante de vínculo empregatício ou contrato de trabalho;

Carteira de habilitação, famoso CNH, categoria C,D e E;

Não pode ter tomado a vacina do covid-19 anteriormente;

E não apresentar nenhum sintoma nos últimos 30 dias.

Comprovantes de pagamento, contracheque ou nota fiscal emitida pela a empresa que trabalha deve ser apresentado. Caso seja autônomo, será importante apresentar o certificado de registro Nacional de Transportes.

Em todos os estados do Brasil já foi liberada a vacinação para Caminhoneiro da COVID-19.

Então não perca tempo, dirija-se ao posto de atendimento a vacina mais próximo a sua residência e tome hoje mesmo a sua.

Só será possível ser vacinar mediante a apresentação dos documentos informado:

Para se vacinar, além do cartão do SUS, é necessário apresentar também o documento original com foto e comprovante de residência, e um dos seguintes documentos: carteira de trabalho ou crachá funcional; ou salário com RG; ou cartão de sócio de um frete cooperativa.

Sabemos o quanto é importante os caminhoneiros manter essas vacinas em dia, visto que eles são os principais responsáveis pela a entrada e circulação de carga no país.

É importante que você como profissional verifique se a sua cidade já disponibilizou as doses e tome as mesmas o mais rápido possível.

Sendo considerada uma das piores doenças da atualidade, o COVID-19 tem um grande histórico de fatalidades, por isso a vacina hoje é tão importante.

Se você é um profissional que ainda não tomou, assim que possível vá a um posto de atendimento e vacina da sua cidade e realize a aplicação da mesma, não fique trabalhando sem ser vacinar.

Redação – Brasil do Trecho

Esta postagem foi publicada em 2 de agosto de 2021 11:18

Compartilhar
João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Autônomo diz que todo frete paga Inss, mas na hora de receber é outra história

Revoltado ele solta o verbo para cima do governo e dos líderes dos caminhoneiros também!…

1 hora atrás

Mais um caminhão é flagrado com adesivo do Bolsonaro

Um caminhoneiro adesivou a imagem do presidente Bolsonaro na traseira de seu caminhão, demonstrando sua…

1 hora atrás

Veja os 10 modelos de caminhões mais vendidos em 2022

Marcas consolidadas, que possuem potência, capacidade de carga, estilo e muita qualidade em todos os…

3 horas atrás

Veja como é a vida de um caminhoneiro na Angola

As dificuldades e os problemas enfrentados pelos caminhoneiros de Angola são semelhantes às enfrentadas pelos…

3 horas atrás

Você sabe qual é o verdadeiro significado que está por trás da logo da Volvo

Confira esse vídeo e veja qual o real significado que está por trás de uma…

3 horas atrás

Quanto custa o Volkswagen Meteor 28.460 ?

Venda quanto custa na tabela fipe o caminhão da Volkswagen.

7 horas atrás