Termina hoje o prazo para realização do exame toxicológico

Foto: Autor não identificado

Todos os condutores das categorias C, D e E com vencimento da CNH entre janeiro e junho de 2022, deverão realizar o exame toxicológico até a data estipulada pelo calendário do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Cerca de 835.037 mil motoristas(segundo abtox – Associação Brasileira de Toxicologia) precisarão realizar o exame toxicológico em alguma clínica credenciada pelo DENATRAN até a data de 31 de agosto de 2021.

O prazo se encerra hoje fazendo os condutores que perderem a data levarem multa automaticamente a partir de 1º de setembro. O valor da penalidade é de R$ 1.467,35.

Caso o motorista seja detido em flagrante, responderá pela infração gravíssima recebendo sete pontos na carteira e suspensão do direito de dirigir por três meses, além  de pagar uma nova multa.

A fiscalização era para ter início em abril deste ano, só que o Conselho Nacional de Trânsito decidiu adiar e divulgou um novo calendário. O CONTRAN alegou que os impactos gerados pela pandemia poderiam atrapalhar o processo de regularização com o exame dos motoristas.

O novo calendário se encontra em vigor e já está penalizando.

 O Caminhoneiro José Dias, com mais de 10 anos de estrada, conta um pouco sobre a segurança que o exame trás. ‘’Eu renovei a minha habilitação há alguns meses e pude ver que o toxicológico representa um pouco da segurança nas estradas, não pode ser só pelo preço da multa’’, pontua o motorista.

Lembrando que o drogômetro, um dispositivo capaz de detectar o uso de drogas nos motoristas, já está sendo testado em algumas rodovias do país.

Redação – Brasil do Trecho