Dicas para motorista

Quais são os direitos dos caminhoneiros

Todos os dias e noites nas estradas, você tem a garantia de ver um caminhão indo e vindo de um depósito transportando mercadorias e equipamentos para manter os alimentos e itens de consumo circulando em todo o país.

São milhares de motoristas que circulam por todas as vias do mundo, você sabia que esses profissionais têm direitos assegurados pela a Lei?

Com a atual alta demanda por estoque para supermercados, o número de caminhoneiros trabalhando por mais tempo e com horários mais exigentes está aumentando. 

Nestes tempos de incerteza, os caminhoneiros que trabalham podem se sentir obrigados a ir acima e além por seus empregadores e colocar sua própria segurança em risco, bem como comprometer a segurança de outras pessoas na estrada.

Explorando algumas questões importantes, vejamos quais são as suas obrigações como caminhoneiro? Quais são as responsabilidades do seu empregador para mantê-lo seguro? Que medidas os caminhoneiros podem tomar para se manter em forma, saudáveis e seguros nas estradas?

Direitos do trabalhador do caminhoneiro

A indústria de caminhões é regulamentada pelo National Heavy Vehicle Regulator (NHVR). As diretrizes e leis são definidas para garantir a segurança de todos no setor.

Como motorista de caminhão, você tem direito ao seguinte:

  • A capacidade de realizar seu trabalho em um veículo seguro e bem conservado.
  • Para trabalhar com segurança em todos os aspectos do seu trabalho.
  • Pausas para descanso adequadas. Por exemplo, se você trabalha 12 horas em um período de 24 horas, precisa ter sete horas contínuas de descanso.
  • Manter uma prática segura de gestão da fadiga, que inclui horas máximas de trabalho e períodos de descanso obrigatórios.
  • Responsabilidades do caminhoneiro:
  • Mantenha um livro de registro do motorista quando necessário.
  • Guarde todas as licenças e tíquetes relevantes e certifique-se de que está devidamente qualificado para fazer seu trabalho.
  • Cargas seguras.
  • Faça exames médicos para garantir que você está em forma e saudável, além de estar livre de drogas e álcool.

Responsabilidades e obrigações do empregador

Os empregadores e empresas da indústria de veículos pesados são responsáveis por:

  • Garantir que as cargas não excedam as responsabilidades relevantes de massa e dimensão (exceder esses limites só é permitido pela autoridade governamental)
  • Não incentivando os funcionários a exceder os limites de velocidade ou horas de condução regulamentadas. Suas condições também não devem interferir no descanso dos motoristas e, consequentemente, na redução da possibilidade de fadiga.
  • Ter as políticas e procedimentos da empresa e garantir que todos os funcionários estejam cientes deles.
  • As empresas devem definir relatórios e implementar mecanismos para que práticas inseguras sejam relatadas e retificadas.
  • Fornecer e manter um local de trabalho seguro para todos os funcionários, incluindo uma frota de veículos bem mantida.

Problemas comuns enfrentados por caminhoneiros

  • Entorses e distensões: as lesões e doenças relacionadas ao trabalho mais frequentes relatadas pelos caminhoneiros são entorses e distensões e condições traumáticas das articulações ou músculos.
  • Lesões musculoesqueléticas: O processo constante de carga e descarga de caminhões, além de ficar sentado por horas a fio, pode causar lesões musculoesqueléticas. Sentar-se incorretamente e em assentos de caminhão desconfortáveis ​​pode causar tensões no corpo, causando lesões nas costas e no pescoço.

Riscos para trabalhadores do transporte rodoviário

Pressões de tempo:  os prazos rígidos e apertados para os motoristas de caminhão podem aumentar a pressão sobre os motoristas para acelerar e pular pausas e simplesmente continuar avançando para fazer o trabalho.

Estresse: um problema de saúde comum para os motoristas de caminhão, muitos fatores contribuintes podem aumentar o estresse para os motoristas. Fazendo entregas no prazo, ficando preso no trânsito e lidando com outros motoristas na estrada.

Trabalho por turnos e fadiga: O trabalho por turnos é comum para caminhoneiros e trabalhar em horários irregulares e longos pode causar fadiga.

Caminhões com manutenção insuficiente: o caminhão é o principal local de trabalho dos motoristas de caminhão, portanto, garantir que um caminhão bem mantido e adequado para o uso seja fornecido reduzirá os ferimentos e tensões no local de trabalho devido às más condições do caminhão.

Manuseio manual e materiais pesados:  Carregar e descarregar veículos geralmente envolve levantar pesos pesados; se os motoristas não forem devidamente treinados em práticas seguras de manuseio manual, mais lesões ocorrerão.

Trabalho em altura: a própria natureza e construção de um caminhão são geralmente altas, portanto, mesmo para entrar e sair de um caminhão será necessário manobrar seu corpo de maneiras diferentes. 

Também pode ser necessário subir e descer do veículo para verificar sua carga, causando um risco maior de queda.

Exposição a produtos perigosos (incluindo gases e vapores): Os motoristas de caminhão podem ser expostos a perigos transportados pelo ar, como gases e vapores, e produtos perigosos que transportam, e podem causar danos significativos se as medidas de segurança corretas não forem seguidas.

Redação – Brasil do Trecho

Esta postagem foi publicada em 13 de agosto de 2021 13:58

Compartilhar
João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Caminhoneiros autônomos realizam debate buscando sobrevivência da categoria

Sem politicagem é o que promete os líderes do movimento Caminhoneiros autônomos são convocados por…

7 horas atrás

Caminhoneiro comprou um caminhão alienado e não consegue fazer o registro na ANTT

O sonho do primeiro caminhão acabou virando em uma dor de cabeça Um caminhoneiro com…

7 horas atrás

Fabricante de caminhão chinesa pode lançar veículo elétrico no Brasil

Caminhões eletrificados estão crescendo bastante na Europa e Ásia Veículos elétricos vem ganhando bastante força…

7 horas atrás

Governador do Rio Grande do Sul reduz alíquota do ICMS dos combustíveis

Na última sexta-feira (17) Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul anunciou a redução…

21 horas atrás

Mudanças da política de preços da Petrobras são cobradas em plenário

No último dia 14 vários deputados cobraram em petição mudanças na política de preços dos…

21 horas atrás

Comissão irá debater mudanças no comércio varejista de combustíveis

Na próxima terça-feira (21) será debatido pela comissão de Minas e energia da Câmara dos…

21 horas atrás