Quais são os direitos dos caminhoneiros

Todos os dias e noites nas estradas, você tem a garantia de ver um caminhão indo e vindo de um depósito transportando mercadorias e equipamentos para manter os alimentos e itens de consumo circulando em todo o país.

São milhares de motoristas que circulam por todas as vias do mundo, você sabia que esses profissionais têm direitos assegurados pela a Lei?

Com a atual alta demanda por estoque para supermercados, o número de caminhoneiros trabalhando por mais tempo e com horários mais exigentes está aumentando. 

Nestes tempos de incerteza, os caminhoneiros que trabalham podem se sentir obrigados a ir acima e além por seus empregadores e colocar sua própria segurança em risco, bem como comprometer a segurança de outras pessoas na estrada.

Explorando algumas questões importantes, vejamos quais são as suas obrigações como caminhoneiro? Quais são as responsabilidades do seu empregador para mantê-lo seguro? Que medidas os caminhoneiros podem tomar para se manter em forma, saudáveis e seguros nas estradas?

Direitos do trabalhador do caminhoneiro

A indústria de caminhões é regulamentada pelo National Heavy Vehicle Regulator (NHVR). As diretrizes e leis são definidas para garantir a segurança de todos no setor.

Como motorista de caminhão, você tem direito ao seguinte:

  • A capacidade de realizar seu trabalho em um veículo seguro e bem conservado.
  • Para trabalhar com segurança em todos os aspectos do seu trabalho.
  • Pausas para descanso adequadas. Por exemplo, se você trabalha 12 horas em um período de 24 horas, precisa ter sete horas contínuas de descanso.
  • Manter uma prática segura de gestão da fadiga, que inclui horas máximas de trabalho e períodos de descanso obrigatórios.
  • Responsabilidades do caminhoneiro:
  • Mantenha um livro de registro do motorista quando necessário.
  • Guarde todas as licenças e tíquetes relevantes e certifique-se de que está devidamente qualificado para fazer seu trabalho.
  • Cargas seguras.
  • Faça exames médicos para garantir que você está em forma e saudável, além de estar livre de drogas e álcool.

Responsabilidades e obrigações do empregador

Os empregadores e empresas da indústria de veículos pesados são responsáveis por:

  • Garantir que as cargas não excedam as responsabilidades relevantes de massa e dimensão (exceder esses limites só é permitido pela autoridade governamental)
  • Não incentivando os funcionários a exceder os limites de velocidade ou horas de condução regulamentadas. Suas condições também não devem interferir no descanso dos motoristas e, consequentemente, na redução da possibilidade de fadiga.
  • Ter as políticas e procedimentos da empresa e garantir que todos os funcionários estejam cientes deles.
  • As empresas devem definir relatórios e implementar mecanismos para que práticas inseguras sejam relatadas e retificadas.
  • Fornecer e manter um local de trabalho seguro para todos os funcionários, incluindo uma frota de veículos bem mantida.

Problemas comuns enfrentados por caminhoneiros

  • Entorses e distensões: as lesões e doenças relacionadas ao trabalho mais frequentes relatadas pelos caminhoneiros são entorses e distensões e condições traumáticas das articulações ou músculos.
  • Lesões musculoesqueléticas: O processo constante de carga e descarga de caminhões, além de ficar sentado por horas a fio, pode causar lesões musculoesqueléticas. Sentar-se incorretamente e em assentos de caminhão desconfortáveis ​​pode causar tensões no corpo, causando lesões nas costas e no pescoço.

Riscos para trabalhadores do transporte rodoviário

Pressões de tempo:  os prazos rígidos e apertados para os motoristas de caminhão podem aumentar a pressão sobre os motoristas para acelerar e pular pausas e simplesmente continuar avançando para fazer o trabalho.

Estresse: um problema de saúde comum para os motoristas de caminhão, muitos fatores contribuintes podem aumentar o estresse para os motoristas. Fazendo entregas no prazo, ficando preso no trânsito e lidando com outros motoristas na estrada.

Trabalho por turnos e fadiga: O trabalho por turnos é comum para caminhoneiros e trabalhar em horários irregulares e longos pode causar fadiga.

Caminhões com manutenção insuficiente: o caminhão é o principal local de trabalho dos motoristas de caminhão, portanto, garantir que um caminhão bem mantido e adequado para o uso seja fornecido reduzirá os ferimentos e tensões no local de trabalho devido às más condições do caminhão.

Manuseio manual e materiais pesados:  Carregar e descarregar veículos geralmente envolve levantar pesos pesados; se os motoristas não forem devidamente treinados em práticas seguras de manuseio manual, mais lesões ocorrerão.

Trabalho em altura: a própria natureza e construção de um caminhão são geralmente altas, portanto, mesmo para entrar e sair de um caminhão será necessário manobrar seu corpo de maneiras diferentes. 

Também pode ser necessário subir e descer do veículo para verificar sua carga, causando um risco maior de queda.

Exposição a produtos perigosos (incluindo gases e vapores): Os motoristas de caminhão podem ser expostos a perigos transportados pelo ar, como gases e vapores, e produtos perigosos que transportam, e podem causar danos significativos se as medidas de segurança corretas não forem seguidas.

Redação – Brasil do Trecho