Proposta sobre o fim dos frentistas nos postos entra em pauta na câmara

Depois da sanção da medida provisória (MP) 1063/2021 em que o presidente Jair Bolsonaro flexibiliza a venda do etanol nos postos de combustíveis, a MP já recebeu 73 emendas no congresso, duas delas chamaram atenção: o retorno da venda de carros à diesel no país e o fim do trabalho dos frentistas automatizando a função.

O deputado Kim kataguiri ( DEM- SP), foi o autor da emenda que defende que os postos de combustíveis ofereçam serviços parcialmente ou total automatizado as bombas, assim dispensando a mão de obra dos profissionais frentistas.

Ele alega que o trabalho dos profissionais também são irresponsáveis pelo aumento do preço dos combustíveis. Com a saída desses trabalhadores, a tendência é que o preço abaixe, segundo o parlamentar.

O deputado ainda completa que tal medida não geraria desemprego, mas sim estimularia novas oportunidades em setores diferentes.Também propôs a volta dos carros de passeio à diesel.

As duas mudanças ferem estatutos já em vigência no país. O primeiro vai contra a lei 9.956/2020, que obriga os postos de combustíveis a terem frentistas e proíbe o uso de máquinas de autoabastecimento, já o segunda altera o Artigo 96 do código brasileiro de trânsito, que não permite que qualquer veículo de passeio seja movido a diesel, apenas caminhões, ônibus, picapes com carga superior a uma tonelada e utilitários com tração 4×4 e reduzida.

Redação – Brasil do Trecho