Pedágio será cobrado durante 34 anos para ter uma nova descida na Serra das Araras

Novas obras são anunciadas na Via Dutra, considerada uma das vias mais importantes do país, trecho que liga Rio-São Paulo.

A descida da Serra das Araras é atualmente um traçado com mais de 70 anos, sem acostamento, limite de 40 km por hora e dificuldade para os motoristas fazerem as curvas do trecho. Esse lugar ganhará uma reforma tão aguardada por mais de 20 anos. O trecho reformado é pequeno, apenas 9 km de rodovia, mas tem uma passagem complexa que precisa de atenção das autoridades.

A responsável pela obra será a nova concessionária que administrar a via a partir de 2022. As obras iniciarão no sexto ano de gestão da nova administradora. A previsão de entrega é no ano de 2029.

Apesar da notícia alegrar os usuários do trecho, um preço terá que ser pago, terão que pagar pedágio pelos próximos trinta e quatro anos à nova concessionária.

Rodolfo rizzotto, coordenador do SOS estradas, recorda-se da inauguração da via em 1951 ainda com pista simples e apenas após 17 anos estava duplicada e com a via de subida.

“Portanto, os governos daquele período, sem a tecnologia e equipamentos hoje existentes, conseguiram duplicar rodovia mais importante do país sem pedágio em 17 anos . Já nos tempos de concessão, passaremos 34 anos para fazer 9km de pista na Serra das Araras.” disse o coordenador.

Redação – Brasil do Trecho