O Ministério do meio ambiente da Alemanha, decidiu fazer alguns testes com fios de eletricidade para o carregamento de baterias de caminhões. Algumas estradas já contam com esses fios. A medida Visa deixar o transporte de cargas mais eficiente e livre de poluentes.
Participam do projeto empresas do setor de caminhões e eletricidade. Uma delas é a poderosa Traton, proprietária dos fabricantes das marcas Navistar, MAN e Scania. A Autobahn (responsável por supervisionar as rodovias alemãs) e a Siemens, também aderiram ao projeto.
As marcas com motores movidos a hidrogênio, que são os casos da Mercedes-Benz e a Volvo, não estão participando dos testes.
Em termos de eficiência podemos citar os seguintes benefícios de uma estada elétrica:
- Tamanho menores de baterias;
- Baterias menores e mais leves;
- Economia;
- Sem paradas para recarregamento de bateria;
- Melhor ciência energética para o motor a combustão.
Os trechos com os cabos ainda são pequenos, apenas 5 km. Eles ainda pretendem testar caminhões reais com cargas reais para verificar a eficácia do sistema.
Custos
Seria um pouco caro, mas no futuro o retorno viria de forma monetária e em equilíbrio com meio ambiente.
Precisaria de 2,5 milhões de euros para cada km de cabo. Para ter um efeito satisfatório no país, 60% da malha necessitaria ser atendida, então precisariam de 4 mil km de estradas totalmente adaptadas. O governo teria que desembolsar cerca de dez milhões de euros. Caso o projeto saia do papel, levará em torno de 4 anos para a conclusão.
Redação – Brasil do Trecho