Estradas elétricas entram em fase de teste para caminhoneiros na Alemanha

O Ministério do meio ambiente da Alemanha, decidiu fazer alguns testes com fios de eletricidade para o carregamento de baterias de caminhões. Algumas estradas já contam com esses fios. A medida Visa deixar o transporte de cargas mais eficiente e livre de poluentes.

Participam do projeto empresas do setor de caminhões e eletricidade. Uma delas é a poderosa Traton, proprietária dos fabricantes das marcas Navistar, MAN e Scania. A Autobahn (responsável por supervisionar as rodovias alemãs) e a Siemens, também aderiram ao projeto.

 As marcas com motores movidos a hidrogênio, que são os casos da Mercedes-Benz e a Volvo, não estão participando dos testes.

Em termos de eficiência podemos citar os seguintes benefícios de uma estada elétrica:

  • Tamanho menores de baterias;
  • Baterias menores e mais leves;
  • Economia;
  • Sem paradas para recarregamento de bateria;
  • Melhor ciência energética para o motor a combustão.

Os trechos com os cabos ainda são pequenos, apenas 5 km. Eles ainda pretendem testar caminhões reais com cargas reais para verificar a eficácia do sistema.

Custos

Seria um pouco caro, mas no futuro o retorno viria de forma monetária e em equilíbrio com meio ambiente.

Precisaria de 2,5 milhões de euros para cada km de cabo. Para ter um efeito satisfatório no país, 60% da malha necessitaria ser atendida, então precisariam de 4 mil km de estradas totalmente adaptadas. O governo teria que desembolsar cerca de dez milhões de euros. Caso o projeto saia do papel, levará em torno de 4 anos para a conclusão.

Redação – Brasil do Trecho