Distrito Federal pode ser o primeiro estado a reduzir ICMS para combustível

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, enviou na manhã do dia 24 uma proposta para câmara legislativa que reduz alíquota de ICMS cobrada em cima dos combustíveis.

O projeto de lei prevê que os valores caiam em até três pontos percentuais nos próximos três anos. Isso resultará em 10% de economia para os consumidores de gasolina e Álcool, e 20% para os usuários de veículo à diesel.

“É mais uma medida com o objetivo de tentar reaquecer a economia. O Governo do Distrito Federal está fazendo sua parte na tentativa de aliviar a pressão dos índices de inflação sobre outros produtos” , pontua o secretário de economia, André Clemente.

A intenção é que o projeto entre em vigor a partir de Janeiro de 2022 caso passe pela câmara e seja assinado pelo governador.

Governador do DF recebeu R$ 15 milhões do Bolsolão; dinheiro foi gasto em  trator | Economia | iG
Governador Ibaneis envia proposta para reduzir ICMS no Distrito Federal

“O ICMS não é o responsável pelo preço do combustível e não foi aumentado no nosso governo e por isso não influenciou no preço. O preço do combustível é variado pelo dólar, pelo lucro da Petrobras e tributos federais, mas o governador Ibaneis está fazendo a sua parte cortando parte dos impostos”, é o que diz o secretário.

O GDF afirma que perderá mais de 345, 4 milhões se a medida entrar em vigor, mas garante à necessidade da emenda.

Redação – Brasil do Trecho