Criminosos escavam túnel para furtarem óleo diesel

Foto: REPRODUÇÃO/RECORD TV

Um grupo de ladrões cavou um túnel em uma casa na cidade de São Paulo para furtarem óleo diesel de dutos da Petrobras. Eles desviaram cerca de 1,3 mil litros de óleo.

Os criminosos compraram uma casa em uma comunidade da Zona Leste de São Paulo. Eles trabalharam incansavelmente para retirar a terra do túnel que tinha aproximadamente 5 metros de extensão. Foi usada uma mangueira com uma válvula acoplada para desviar o produto e abastecer os caminhões que paravam em frente ao local.

Grande parte dos furtos de combustíveis ocorrem nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo. Diesel, gasolina e nafta estão entre os combustíveis mais furtados do país, causando um prejuízo de aproximadamente 150 milhões de reais por ano. As empresas de combustíveis têm grande dificuldade em monitorar 15.000 km de adutoras que cortam o Brasil para inibir o roubo.

O diesel foi considerado o combustível mais furtado do país, quase metade do volume extraído clandestinamente. Especialistas alertam sobre a insegurança que essa prática pode levar, os combustíveis são altamente inflamáveis e qualquer descuido pode levar a uma grande explosão atingindo infelizmente pessoas inocentes.

Nesse ano foram presos cerca de 20 suspeitos no estado de São Paulo, entre eles estava Antônio Basílio Rocha Júnior, um dos criminosos mais atuantes no furto de combustíveis no Brasil.

“Ele é agenciador, tem contato, [é] um cara bom de conversa. Então, ele consegue fazer a captação do cara que mexe com o duto. Ele tem muito contato e acesso com o receptador, consegue fazer esse interface e tem a expertise do negócio”, afirma o delegado Ricardo Domingues, responsável pela investigação contra o crime.

Redação – Brasil do Trecho