Volkswagen: e-Delivery elétrico chega ao mercado com autonomia de até 230km

A novidade mais esperada do mercado agora chega aos concessionários da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O VW e-Delivery, caminhão urbano leve totalmente movido a energia elétrica, passa a ser oferecido com um serviço inédito de consultoria e serviços que formam um ecossistema completo de mobilidade elétrica. Cem por cento desenvolvidos, testados e fabricados no Brasil, inteligentes e seguros, os modelos e-Delivery com 11 e 14 toneladas de peso bruto total são o resultado de R$ 150 milhões em investimentos, o equivalente a mais de 400 mil quilômetros de testes e a dedicação integral de um time formado por 150 engenheiros e técnicos brasileiros.

“O futuro chegou. Mais do que vender produtos ou soluções em serviços, nosso propósito é unir o transporte de pessoas e bens ao uso de energias cada vez mais renováveis e limpas. É o que temos feito ao longo da nossa história de 40 anos, pesquisando diferentes matrizes energéticas, respeitando o meio ambiente e construindo um legado para a sociedade. E que agora culmina na chegada do e-Delivery”, comemora Roberto Cortes, presidente e CEO da montadora.

Complementando a oferta de soluções de transporte com zero emissões, entra em ação o inédito e-Consórcio. Uma parceria com algumas das maiores empresas em eletromobilidade do mundo, que assegura comodidade e eficiência para o cliente do e-Delivery: da montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos veículos, integrando toda a cadeia de fornecedores. Pela primeira vez no país, um caminhão elétrico é oferecido numa solução de transporte completa, com evidentes ganhos para o consumidor.

“E o mercado já corresponde à tanta inovação. Além do acordo já firmado com a Ambev, acabamos de fechar os primeiros negócios com outras grandes empresas no país. Coca-Cola FEMSA Brasil e JBS são as primeiras a adquirir os modelos elétricos Volkswagen em pleno lançamento comercial”, reforça Cortes.

Os lançamentos VW e-Delivery 11 e 14 toneladas têm a bordo tecnologia de ponta com os mais refinados sistemas de inteligência. E também chegam às lojas com exclusiva consultoria comercial, novos planos de manutenção Volks|Total e-Prev e e-Prime, além de uma estrutura de serviços e pós-vendas Volks|Care, especialmente desenhados para assegurar a disponibilidade do veículo e reduzir seu custo operacional.

A história completa do desenvolvimento, os dados técnicos e as imagens desse lançamento histórico da VW Caminhões e Ônibus podem ser acessados na nova Newsroom da montadora: www.vwtbpress.com.

Por dentro do e-Delivery 11 toneladas 4×2

O modelo mais leve da família elétrica da Volkswagen está equipado com um motor que entrega 300kW com torque máximo de 2.150 Nm desde a rotação zero. Equipado com suspensão pneumática de série, atende às mais variadas aplicações urbanas e conta com seis módulos de bateria ou, opcionalmente, três módulos, de acordo com a autonomia necessária à operação. Tem peso bruto total de 10.700 kg e sua capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 6.320 kg.

Por dentro do e-Delivery 14 toneladas 6×2

Este modelo também vai surpreender o mercado. Com calibração minuciosa para operação severas, seu motor também entrega 300kW e torque de 2.150Nm desde as primeiras rotações. Sua suspensão pneumática permite suspender um dos eixos para gerar ainda mais economia na operação. Também é bastante versátil em suas aplicações e pode receber seis ou três módulos de bateria conforme o desejo do cliente. Tem peso bruto total de 14.300 kg e sua capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 9.055 kg, a maior de sua categoria em elétricos do Brasil.

Parceria em negócios e desenvolvimento com a Ambev

Ambev e Volkswagen completam primeira fase de testes de caminhão elétrico  em São Paulo - Época Negócios | Empresa
Caminhão elétrico da Ambev

Desenvolvido, testado e fabricado no país, o e-Delivery chamou a atenção do mundo já em 2017, quando foi apresentado durante o Innovation Day, evento sobre tecnologias inovadoras promovido pelo Grupo TRATON em Hamburgo, na Alemanha. E também foi notícia mundial em 2018, quando a Ambev, empresa do grupo AB InBev, anunciou a intenção de compra de 1.600 caminhões elétricos VW. Mais recentemente, fez seu primeiro pedido firme, de 100 unidades, cuja entrega se iniciou em junho passado.

Foi também com a Ambev que a VWCO iniciou um intenso programa de testes tanto em situações de uso real na cidade de São Paulo (SP) quanto em pista e estradas em Resende (RJ), onde a montadora tem seu centro mundial de pesquisa e desenvolvimento. Esses testes, aliados a treinamentos intensivos, garantiram um lançamento responsável, dentro das rigorosas disciplinas dos Grupos Volkswagen e TRATON.

Apenas com esse ciclo de testes com a Ambev, foram mais de 45 mil quilômetros rodados, deixando de emitir mais de 34 toneladas de CO2 e de consumir mais de 10.000 litros de diesel, além de comprovar a confiabilidade em operação.

VW Caminhões e Ônibus inicia oficialmente as vendas do e-Delivery

. Grandes empresas já se movimentam para garantir unidades nos primeiros lotes

A Volkswagen Caminhões e Ônibus inicia oficialmente hoje (13) as vendas em concessionários autorizados do primeiro caminhão 100% elétrico, o novo VW e-Delivery, nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Inicialmente oferecido nas versões de 11 e 14 toneladas de peso bruto total, o e-Delivery já chega às lojas com uma encomenda de peso: a Coca-Cola FEMSA Brasil adquiriu um lote de 20 unidades do modelo de 14 toneladas.

“Com o e-Delivery, mostramos uma vez mais o nosso propósito de deixar um legado de consciência ambiental às futuras gerações. Porque nosso maior compromisso sempre foi com as pessoas. Elas são o centro de nossas preocupações em 40 anos de história. Por isso, saudamos a Coca-Cola FEMSA Brasil, que atua em 48% do território brasileiro, pela iniciativa da primeira compra neste lançamento, que vai revolucionar o transporte urbano de cargas”, comemora Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Com a aquisição, a Coca-Cola FEMSA Brasil reforça seu pilar de sustentabilidade e a estratégia de mobilidade sustentável, que tem por objetivo reduzir o impacto da distribuição de bebidas: “Nosso objetivo é sermos líderes em mobilidade sustentável, gerando uma redução significativa na emissão de poluentes. Essa iniciativa se soma a outras ações de eficiência e tecnologia já adotadas ao longo dos últimos anos em nossas operações”, ratifica Ian Craig, CEO da companhia, acrescentando que as 20 unidades do e-Delivery vão entrar em operação até o fim deste ano.

Os novos modelos farão com que a Coca-Cola FEMSA Brasil deixe de emitir 12,6 toneladas de dióxido de carbono ao ano, impacto equivalente ao plantio de 2.232 árvores.

Do que é feito um caminhão elétrico? Certamente muita tecnologia embarcada. Na direção, o intuito da Volkswagen Caminhões e Ônibus é propiciar uma experiência muito próxima da versão diesel da família Delivery, consagrada como uma das preferidas do mercado. No entanto, no funcionamento, os componentes atuam de forma bastante diferente.

São vários os sistemas inteligentes por trás da operação que trocam informações entre si quase instantaneamente. A atividade desses componentes começa assim que o motorista liga o veículo e o comando chega à central de controle, que interpreta a mensagem de que é preciso ativar a bateria de alta tensão para o e-Delivery começar a rodar.

Esses dados são compartilhados com o sistema de gerenciamento da bateria, que funciona como um guardião e controla seu ritmo de operação. Daí a energia segue para a central de distribuição, que a compartilha com todos os demais componentes de alta tensão, como o inversor de tração do motor elétrico, que é responsável pelo comando de potência e torque do veículo.

Quando o motor entra em ação, a força dele no e-Delivery vai diretamente para o cardã, que distribui para o eixo trativo do caminhão, sem uso de transmissão. A partir desse momento, é como em qualquer caminhão: as rodas do e-Delivery começam a girar e o veículo elétrico inicia sua operação. Parece um longo caminho, mas tudo acontece de forma imediata e com muita inteligência para a máxima eficiência.

Engenharia patenteada

Todo o projeto do e-Delivery foi construído ao redor das baterias, em módulos, numa verdadeira arquitetura flexível. Esse design concebido pela engenharia da marca no Brasil é único e patenteado, com um melhor aproveitamento do chassi para comportar a tecnologia elétrica de forma inovadora.

É um novo conceito para caminhão elétrico. Nesta configuração em módulos, a parte frontal acondiciona cabine e auxiliares. Entre os eixos, ficam as baterias, trabalhando essa distância para maximizar a área de estoque da energia. Por fim, está o trem de força: trata-se de um caminhão com motor elétrico de tração posicionado na traseira do veículo, uma novidade no mercado. Toda essa arquitetura supera o desafio de disponibilizar uma capacidade energética sob medida à aplicação dos clientes, com robustez e confiabilidade.

Força para encarar qualquer desafio

Com mais de 96% de eficiência energética, o motor de tração do e-Delivery impressiona em sua potência e força. O veículo entrega seu torque máximo já em baixas rotações. Oferece até 300 kW de potência e dispensa o uso de transmissão devido a seu alto torque transmitido de forma imediata ao eixo trativo. De acordo com sua configuração, o caminhão elétrico da VW pode partir em rampas de até 28% sem qualquer dificuldade. A mesma força que dispõe para acelerar se reflete na frenagem de regeneração.

Esse desempenho é fruto de uma calibração minuciosa para operações severas. Suas curvas de torque e de potência são exclusivas e inéditas, capazes de atender a uma ampla gama de aplicações. Trata-se de um motor síncrono de imã permanente de corrente alternada. Seu design é único, feito para ser leve e operar dentro da arquitetura modular flexível da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Também compõe o veículo um inversor de tração, que atua como o cérebro do motor, recebendo os comandos de como o motor deve atuar. É o dosador da potência e do torque.

Energia de sobra em operações reais

Com a opção de seis ou três pacotes de bateria, a engenharia inteligente do e-Delivery se traduz em uma autonomia de até 250 km, de acordo com a configuração do veículo e a aplicação. Seu freio regenerativo de três estágios pode aproveitar até 40% da energia gasta para desacelerar. Essa solução foi construída em linha com condições reais de operações urbanas.

Por trás dessa energia, estão baterias de íons de lítio com design otimizado para que os conjuntos fiquem mais leves ao mesmo tempo que oferecem uma das melhores densidades de energia do mercado. Além disso, são livres de níquel, cobalto e manganês, sendo a opção mais sustentável.

São refrigeradas a água, com controle de temperatura para prolongar sua vida útil e também podem ser aquecidas, se necessário. Tudo isso de forma totalmente segura. O e-Delivery opera com uma tensão nominal de 650 volts. Todos os componentes do veículo foram desenvolvidos para operar de forma eficiente, sendo acionados apenas quando necessário.

O e-Delivery suporta uma recarga em corrente contínua de até 150 kW de potência, bem acima da maioria das opções disponíveis no mercado, o que reduz significativamente o tempo do veículo parado nas estações de carregamento e aumenta a disponibilidade ao usuário. Para a operação, o padrão de tomada é internacional, o CCS-2, seguido também pelo mercado europeu e pela maioria das montadoras de veículos elétricos.

Para tornar a experiência do cliente a melhor possível, a VWCO e seus parceiros vão prestar uma verdadeira consultoria quando o assunto é infraestrutura para eletrificação, que irá desde a especificação dos carregadores testados e aprovados pela montadora até a integração com fontes renováveis de energia, podendo tornar a frota do cliente 100% alimentada por energia limpa.

Conforto e segurança operacional

O e-Delivery vem equipado com suspensão pneumática para maior conforto e segurança operacional. O desenvolvimento da suspensão é completamente novo, pensado especificamente para sua aplicação. Conta com quatro bolsões no eixo trativo. O modelo de 14 toneladas acrescenta dois no auxiliar, que o motorista também pode suspender quando o implemento estiver vazio, reduzindo o desgaste de pneus e a resistência ao rolamento, tornando o veículo ainda mais eficiente.

A suspensão vem com um sistema de gerenciamento eletrônico que controla toda sua operação e permite uma série de soluções inteligentes. Há a leitura de carga por eixo, o que facilita para que o operador consiga fazer a correta distribuição de carga. Também regula a altura a partir de teclas no painel, facilitando operações de carregamento do implemento. Durante a subida de rampas íngremes, o operador tem disponível a opção de elevar a carga no eixo de tração, aumentando a aderência com o solo e evitando que os pneus veículo escorreguem durante a subida.    

Este gerenciamento eficiente acompanha ainda, de forma dinâmica, a altura dos bolsões, e aciona o sistema de ar apenas quando necessário, o que auxilia na redução do consumo de ar e consequentemente de energia.

O desenvolvimento desse projeto teve como foco principal otimizar o peso e a confiabilidade de cada componente, com trabalho intenso de simulações virtuais e cálculo estrutural. Isso envolveu também desenvolvimento de um chassi robusto para esse tipo de aplicação, bem como do novo conceito patenteado para instalação modular das baterias no veículo, reduzindo ao máximo os esforços no conjunto. Tudo para comportar o peso adicional das baterias ao mesmo tempo em que se mantém a capacidade de carga útil dos veículos.

Elétrico, inteligente e seguro: saiba mais sobre o e-Delivery

Os mais sofisticados sistemas de inteligência a bordo

. Segurança e vida útil estendida nas baterias

. Na cabine, um painel completo e customizado

O novo VW e-Delivery conta com cerca de 100 sensores e novos controles eletrônicos para tornar o veículo ainda mais eficiente. A novidade carrega em si tecnologia de ponta com os mais refinados sistemas de inteligência a bordo. As soluções variam desde a regeneração da energia de frenagem a comandos mais eficazes para o ar-condicionado. Seja de forma automática ou por escolha do condutor, o e-Delivery opera sempre em sua máxima eficiência.

Um dos grandes trunfos do veículo está em seu sistema de regeneração do motor, capaz de recuperar mais de 40% da energia durante a frenagem, que será utilizada para recarregar as baterias. O freio regenerativo auxilia o freio de serviço, de maneira a prover máxima desaceleração do veículo e menor desgaste dos componentes, o que reduz fortemente o custo de manutenção e aumenta a disponibilidade do veículo na operação. A partir de uma tecla no painel, o condutor pode escolher entre três estágios, variando a intensidade de atuação do sistema.

Outro diferencial é o Eco-Drive Mode, acionado pelo motorista quando necessita economizar bateria. Com esse comando, o veículo ajusta automaticamente sua performance na operação, entregando somente o necessário e aumentando sua autonomia.

A inteligência do veículo vai além: o e-Delivery vem equipado de série com inclinômetro, um sensor de inclinação que analisa a condição topográfica e envia a mensagem para o motor, tudo de forma automática. Em conjunto com o sistema auxiliar de partida em rampa (HSA), torna-se o sonho de qualquer motorista. O caminhão tem força e potência suficientes para partir em aclives de até 28% sem qualquer dificuldade.

Direção e freios com alta eficiência

O quesito segurança também agrega o que há de mais moderno. Os clientes do e-Delivery se beneficiam do controle automático de tração (conhecido como ATC, da sigla em inglês). Sensores eletrônicos monitoram constantemente a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo para ativar automaticamente os freios de roda e ajustar o torque do motor até que se recupere o atrito e o controle do movimento. O veículo passa a contar ainda com sensor de ABS no eixo auxiliar com válvula moduladora de pressão para melhor distribuição da frenagem.

Nas baterias, além do gerenciamento de todo o desempenho e fluxo da energia, há um controle térmico específico, desenvolvido exclusivamente para o e-Delivery, com base nas aplicações em países emergentes, que se traduz em um robusto sistema de resfriamento a água com controle de temperatura para prolongar sua vida útil. Também conta com um sistema de aquecimento, para países com temperaturas mais baixas. Tudo de acordo com a necessidade identificada e de forma totalmente segura.

O sistema monitora, em tempo real, a temperatura da bateria para entregar o máximo desempenho. Tem diferentes estágios de acordo com a condição de operação do veículo. Sensores eletrônicos acompanham e reagem, de forma instantânea, à pressão, à temperatura da água e do ambiente.

Todo o veículo é programado para trabalhar de forma eficiente, o que reverte em menor consumo de energia e melhor custo operacional. Ou seja, seus sistemas operam em máxima eficiência e não atuam sem que haja necessidade. Há controles eletrônicos até mesmo para os sistemas de compressor do freio e de ar condicionado, que operam de acordo com a demanda do veículo, conforme solicitação do condutor.

O conforto na cabine também é gerenciado por sistemas inteligentes. Os sistemas de ar condicionado e aquecedor são independentes e com desempenho otimizado. O cuidado chega no detalhe: novos silenciadores foram instalados em todas as válvulas de freio para diminuir ruído.

Elétrico, conectado, inteligente e sob medida: o e-Delivery também já vem preparado para tomada de força elétrica de alta e baixa tensão (ePTO).

Segurança à toda prova

O e-Delivery foi testado nas situações mais extremas e seu desenvolvimento contempla soluções para qualquer preocupação que se possa ter durante sua operação. Cada componente é monitorado de forma contínua e ininterrupta, através do sistema de telemetria RIO, incluindo as informações sobre o fluxo de energia das baterias.

Durante as sessões de recarga, o e-Delivery mantém a tomada travada com o carregador para garantir a segurança e bom funcionamento do sistema. Em caso de qualquer anomalia, o fluxo é interrompido automaticamente e é possível identificar a causa do problema através do computador de bordo do veículo. O veículo pode ser recarregado em qualquer condição climática. Faça sol ou chuva, não há perigo para o usuário em operar este caminhão elétrico.

A composição da bateria é a mais segura do mercado, mais estável e com maior resistência a temperaturas mais altas. Sua construção também garante proteção contra água. É extremamente segura, foi severamente testada e aprovada.

Como todo veículo elétrico, os cabos de alta tensão são identificados na cor laranja e têm blindagem reforçada. No e-Delivery, são cerca de 50 metros desse cabo com roteiro bem específico para minimizar riscos. Conexões de engate rápido facilitam a troca de qualquer componente de maneira segura. Estas conexões e componentes energizados não ficam facilmente acessíveis ao usuário final, visando à segurança da aplicação.

Um grande diferencial do e-Delivery está em seu sistema de direção, com segurança extra assegurada com a adoção de uma bomba hidráulica dupla, que opera em redundância e garante a condução normal mesmo em caso de falha de um dos equipamentos. E a atenção já está no futuro também: para aqueles países em que a legislação requer, o e-Delivery já vem equipado com sistema para emitir som similar ao do caminhão diesel com a função de alertar pessoas próximas da presença do veículo. Pode ser desativado em regiões de restrição de ruído, como áreas hospitalares.

Em caso de necessidade, um técnico da VWCO é capaz de monitorar este veículo remotamente a fim de identificar qualquer anomalia que esteja afetando o bom funcionamento do veículo. Como em toda a linha VWCO, cada detalhe é pensado sob medida para oferecer a solução de transporte mais limpo e eficiente ao cliente.

Cabine moderna: com tudo à mão e à vista

O e-Delivery traz consigo todas as vantagens já consagradas da cabine da linha Delivery, a mais moderna do mercado, e agrega facilidades para operação de um veículo elétrico. As funções de partida, por exemplo, são muito similares a da versão diesel, tudo para minimizar a diferença de condução ao usuário.

O motorista vai estar a bordo da cabine com o melhor espaço interno da categoria, ao mesmo tempo em que, de maneira simples e ágil, visualiza todas as informações necessárias para dirigir o caminhão elétrico da VW. No painel, ele encontra um visual customizado, com dados de autonomia, consumo instantâneo, potência do veículo disponível e indicador dos níveis de regeneração com chave seletora, entre outros.

Dirigibilidade e conforto de automóvel com robustez de caminhão: eis o segredo da família Delivery seja em sua versão elétrica ou diesel. Ao entrar no caminhão o motorista já sente que o modelo é feito sob medida, com volante de múltiplas regulagens e menor diâmetro. A coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade, o que proporciona ergonomia de carro de passeio. Sua suspensão pneumática na parte traseira também complementa o pacote de conforto ao motorista.

A manobrabilidade é outra vantagem graças a seu excelente raio de giro, o que facilita o dia a dia na direção e faz a diferença em operações em cidades com vias estreitas. Falando nisso, o e-Delivery atende a todos os requisitos da legislação de um veículo urbano de carga (VUC) em sua versão com entre-eixo de 3.300 mm e pode circular sem restrição. Ao mesmo tempo em que estreia o universo elétrico da VWCO, o e-Delivery mantém todas as vantagens que já consagram a família Delivery como uma das mais desejadas de sua categoria, com todo o conforto e silêncio que um caminhão elétrico pode oferecer.

Produção em série de caminhões elétricos VW é pioneira no Brasil

. A maior infraestrutura de carregadores de alta potência do pais

. O inovador conceito do e-Shop para a energização dos e-Delivery

. Produção da novidade se beneficia da manufatura 4.0 da fábrica de Resende

A VW Caminhões e Ônibus tornou-se o primeiro complexo fabril com manufatura em larga escala de veículos elétricos do Brasil, tendo construído uma nova área dedicada exclusivamente à eletrificação. O centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca também passa a abrigar a maior infraestrutura de carregadores de alta potência do Brasil, com diferentes modelos, para dar apoio à toda essa inovação.

Coração da montagem elétrica, o e-Shop é o espaço da VW em que os veículos recebem as baterias e são energizados pela primeira vez para serem ligados, seguindo todos os mais rígidos protocolos de segurança. Antes de chegar lá, os modelos e-Delivery nascem na mesma linha de montagem da linha diesel para a máxima eficiência da unidade fabril e se beneficiando do alto padrão de qualidade já estabelecido no processo da VWCO e que é reconhecido no mercado. 

Modernizações ao longo de todos os postos de trabalho garantem tecnologia de ponta à sua fabricação, com precisão e rastreabilidade superiores nos processos. Cada etapa foi repensada para a maior produtividade: na pré-montagem do motor, por exemplo, agora são consolidados os sistemas auxiliares. O componente de tração segue direto para a borda de linha, visando reduzir complexidade.

Também pela primeira vez, a suspensão pneumática é instalada na própria fábrica. No fim de todas as montagens, a VW Caminhões e Ônibus submete o veículo a novas aprovações específicas para caminhões com alta voltagem, além dos mesmo testes de qualidade a que todos os outros produtos são submetidos antes de serem liberados para o cliente com a garantia do padrão Volkswagen. 

Ao longo de todo o desenvolvimento, a engenharia simultânea dominou o processo para o planejamento da manufatura e logística nesse grau de sinergia. Isso possibilitou a inserção da tecnologia elétrica no portfólio da VWCO e um acréscimo de apenas mil metros quadrados à sua área construída.

A fabricação do e-Delivery também se beneficia de todos os ganhos da indústria 4.0 agregados pela VW Caminhões e Ônibus em seu processo desde o lançamento da nova linha Delivery, que conta com um nível de automação de 60% na armação de sua cabine. Também predomina a tecnologia de reconhecimento automático do veículo, com um chip em cada veículo para programação dos robôs.

É tecnologia de ponta, equiparada ao que há de mais moderno nas linhas de produção da Europa. Todo o processo foi desenhado para conferir flexibilidade e integração, resultando num gerenciamento eficiente dessa fábrica inteligente.  

e-Consórcio: uma consultoria especializada para mobilidade elétrica

. Pela primeira vez, marca prevê da montagem à infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria de caminhões elétricos

. ABB e GDSolar são as novas integrantes do e-Consórcio e se juntam a CATL, Moura, WEG, Bosch, Meritor, Semcon, Siemens e Eletra

O e-Consórcio e o e-Delivery marcam o início de uma nova era de produtos e soluções para o ecossistema de transporte e logística. Inovação está no DNA da Volkswagen Caminhões e Ônibus e, em conjunto com parceiros de peso mundial para o negócio, passa a oferecer uma verdadeira consultoria para a viabilização da mobilidade elétrica.

Para isso, novas empresas entraram no e-Consórcio: a ABB e a GDSolar que chegam para oferecer soluções de carregamento e energia limpa. Juntam-se a CATL, Moura, WEG, Bosch, Meritor, Siemens, Semcon e Eletra para transformar a indústria do transporte no Brasil.

Alinhada ao conceito sob medida da marca, uma equipe especializada da montadora e de suas parceiras vai estar sempre pronta para orientar os clientes sobre a melhor solução de carregamento e energia para a aplicação visando ao melhor custo total de operação.

Lançado em 2019, o inédito e-Consórcio prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria desses caminhões, alavancando toda a cadeia de fornecedores de maneira integrada. Com isso, facilita o acesso à tecnologia elétrica em veículos comerciais. O e-Consórcio segue o modelo do Consórcio Modular, um sistema de produção único no mundo e revolucionário desde sua criação.