Testes com drogômetros iniciam em agosto para motorista habilitados nas categorias A,B,C,D e E

No próximo mês começarão os testes de substâncias ilícitas em motoristas usando o aparelho drogômetro. A PRF será a responsável por esses testes em dez estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal.

Conduzir um veículo após ter usado algum tipo de substância psicoativa é considerada infração gravíssima pelo código de trânsito brasileiro, com multa de R$ 2.934,7, retenção da CNH e ainda ficar sem o direito de dirigir por um ano.

As substâncias metanfetamina, anfepramona, femproporex, clobenzorex, anfetamina são umas das detectáveis pelo aparelho que ainda se encontra em fase de teste. Semelhante ao teste do bafômetro, será colhida saliva para o procedimento.

A PRF anunciou o calendário da operação:

EtapasDataEstados
1º etapa16 de agosto a 3 de setembroDistrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
2º etapa23 de agosto a 10 setembroMinas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo
3º etapa20 de setembro a 8 de outubroDemais estados do Brasil
Calendário de operações divulgado pela PRF

O projeto é uma união do Ministério da Justiça e Segurança Pública em estudo com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). Os testes são necessários para uma possível regulação e autorização de uso do aparelho no futuro. A Polícia Rodoviária Federal contou com o auxílio do Hospital das Clínicas do Rio Grande do Sul para treinamento e capacitação.
Por enquanto os testes não serão obrigatórios e contarão com a participação voluntária dos condutores, além de não dar nenhum tipo de penalidade.

Redação – Brasil do Trecho